A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (25) uma resolução que proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso de todos os produtos alimentares das marcas Gold Labs e Nutrivitalle.
- Anvisa proíbe venda de xarope e suplemento alimentar; saiba quais
- ANVISA proíbe comercialização de pulseira contra mosquitos
- Secretaria da Saúde proíbe Ozempic e similares no SUS; entenda
De acordo com o comunicado oficial, a proibição dos suplementos da Gold Labs se deve à presença de componentes não autorizados em sua fórmula e a relatos de eventos adversos graves associados ao seu uso.
Já os produtos da Nutrivitalle foram suspensos por uma série de irregularidades: falta de regularização junto à Anvisa, constituintes não permitidos em alimentos, ausência de registro sanitário para suplemento de probiótico e fabricação em uma planta industrial não identificada.
A resolução também suspendeu outros produtos de diferentes marcas por fazerem propaganda com propriedades terapêuticas e funcionais que não foram aprovadas pela agência. Entre os itens estão os suplementos Magnésio Dimalato, Magnésio Quelato, Expectos Mel, Lipo Magre, Max Beauty, Gestlac e Max Neural.
Além disso, a Anvisa determinou a suspensão da Goma Hidratada Ekobom, que foi recolhida voluntariamente pela empresa após a detecção de evidências de estufamento nas embalagens.