REGIÃO DE PIRACICABA

Mostra Julho das Pretas celebra arte, cultura e resistência negra

Por Bia Xavier - JP |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Projeto Xirê de Quintal, integrante da programação da II Mostra de Teatro Julho das Pretas.
Projeto Xirê de Quintal, integrante da programação da II Mostra de Teatro Julho das Pretas.

Entre os dias 25 e 27 de julho de 2025, Capivari será palco da II Mostra de Teatro Julho das Pretas, um evento que celebra a força, a criatividade e a resistência das mulheres negras por meio das artes cênicas e da cultura popular. A iniciativa é organizada pelo Ponto de Cultura Quintal da Dona Marta em parceria com a Diadorim Cultura Popular, e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Capivari.

VEJA MAIS:

Com atividades gratuitas e abertas ao público, a Mostra ocupará diferentes espaços da cidade — o Centro Cultural Alan de Lima Palma, a Praça Central e o próprio Quintal da Dona Marta — oferecendo uma programação diversa que inclui peças teatrais, música, dança, oficinas, roda de conversa e manifestações da cultura popular afro-brasileira. As atividades celebram o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Teresa de Benguela, comemorado em 25 de julho, bem como o aniversário de Marta Joana da Silva, líder do Quintal da Dona Marta.

A abertura acontece na sexta-feira (25), às 19h30, no Centro Cultural Alan de Lima Palma, com a presença das coordenadoras do projeto. Em seguida, o grupo local Teatrando no Quintal apresenta a peça Somos Tão Jovens, e a noite termina com a apresentação musical da cantora Ruth Batista, de Capivari.

O sábado (26) será marcado por uma vibrante ocupação da Praça Central, com destaque para o espetáculo infantil A Arca de Ébano (Cia Colhendo Contos e Diáspora Negra), brincadeiras de matriz africana com o Xirê de Quintal, e uma apresentação coletiva de Batuque de Umbigada Paulista com grupos de Capivari e cidades vizinhas. À noite, o público poderá assistir à peça Peneiras Conta Negritudes (Coletivo Peneiras) e dançar no animado Baile Black comandado pelo DJ Fiico, de Tietê.

O encerramento da Mostra, no domingo (27), será no Quintal da Dona Marta, espaço de referência para a cultura negra local. A programação começa com a peça infantojuvenil Um Canto para Carolina (Cia dos Inventivos), seguida de uma oficina de expressão corporal com a artista Janette Santiago. À tarde, acontece uma roda de conversa sobre juventude negra e resistência artística, com a participação de mulheres negras atuantes na região. A última peça do dia, Eu, Você, Nossas Cores, Nossa Voz (Racismo é um Projeto), precede a Roda de Samba de encerramento, com o grupo Samba da Vila, de Piracicaba.

A II Mostra de Teatro Julho das Pretas reafirma o compromisso com a valorização da arte negra, da ancestralidade e do protagonismo das mulheres pretas, promovendo um espaço de partilha, formação e fortalecimento da identidade cultural afro-brasileira. Haverá acessibilidade em Libras ao longo de todo o evento.

Confira a programação completa:

SEXTA 25.07 - CENTRO CULTURAL ALAN DE LIMA PALMA - R. da Liberdade, 3 - Estação

19h30 - Cerimônia de Abertura - COORDENADORAS DO PROJETO; 

20h00 - Peça "Somos Tão Jovens" - GRUPO TEATRANDO NO QUINTAL/CAPIVARI; 

21h30 - Voz e Violão RUTH BATISTA / CAPIVARI.

SÁBADO 26.07 - PRAÇA CENTRAL - Centro

10h00 - Peça infantil "A Arca de Ébano" - CIA COLHENDO CONTOS E DIÁSPORA NEGRA/SÃO PAULO;

11h00 - Brincadeiras Africanas - XIRÊ DE QUINTAL/SÃO PAULO;

17h00 - Batuque de Umbigada Paulista - CAPIVARI, PIRACICABA, TIETÊ, RIO CLARO E RAFARD; 

19h00 - Peça "Peneiras Conta Negritudes" - COLETIVO PENEIRAS/PIRACICABA; 

21h30 - Baile Black, o resgate da tradição - DJ FIICO/TIETÊ.

DOMINGO 27.07 - QUINTAL DA DONA MARTA - R. Otávio Alves de Souza, 174 - Res. Santo Antônio

11h00 - Peça infanto-juvenil "Um Canto para Carolina" - CIA DOS INVENTIVOS/SÃO PAULO;

14h00 - Oficina de corpo e expressão artística - JANETTE SANTIAGO / SÃO PAULO;

15h00 - Roda de conversa "Juventude negra e as linguagens artísticas como espaços de resistência" - MARTA JOANA/CAPIVARI, EVA PRUDÊNCIO/PIRACICABA, MAYRA KRISTINA/ PIRACICABA E BIRA PPER/PIRACICABA;

16h00 - Peça infantil "Eu, Você, Nossas Cores, Nossa Voz" - RACISMO É UM PROJETO/AMERICANA;

17h00 - Encerramento: Roda de Samba - SAMBA DA VILA/PIRACICABA.

Comentários

Comentários