Entre os dias 25 e 27 de julho de 2025, Capivari será palco da II Mostra de Teatro Julho das Pretas, um evento que celebra a força, a criatividade e a resistência das mulheres negras por meio das artes cênicas e da cultura popular. A iniciativa é organizada pelo Ponto de Cultura Quintal da Dona Marta em parceria com a Diadorim Cultura Popular, e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Capivari.
VEJA MAIS:
- Novo livro de Moisés Baião será lançado no próximo sábado (26)
- Hot Club se apresenta com violonista Olli Soikkeli e Sandro Haick
- VÍDEO: Motociclista que morreu em Piracicaba voltava do trabalho
Com atividades gratuitas e abertas ao público, a Mostra ocupará diferentes espaços da cidade — o Centro Cultural Alan de Lima Palma, a Praça Central e o próprio Quintal da Dona Marta — oferecendo uma programação diversa que inclui peças teatrais, música, dança, oficinas, roda de conversa e manifestações da cultura popular afro-brasileira. As atividades celebram o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Teresa de Benguela, comemorado em 25 de julho, bem como o aniversário de Marta Joana da Silva, líder do Quintal da Dona Marta.
A abertura acontece na sexta-feira (25), às 19h30, no Centro Cultural Alan de Lima Palma, com a presença das coordenadoras do projeto. Em seguida, o grupo local Teatrando no Quintal apresenta a peça Somos Tão Jovens, e a noite termina com a apresentação musical da cantora Ruth Batista, de Capivari.
O sábado (26) será marcado por uma vibrante ocupação da Praça Central, com destaque para o espetáculo infantil A Arca de Ébano (Cia Colhendo Contos e Diáspora Negra), brincadeiras de matriz africana com o Xirê de Quintal, e uma apresentação coletiva de Batuque de Umbigada Paulista com grupos de Capivari e cidades vizinhas. À noite, o público poderá assistir à peça Peneiras Conta Negritudes (Coletivo Peneiras) e dançar no animado Baile Black comandado pelo DJ Fiico, de Tietê.
O encerramento da Mostra, no domingo (27), será no Quintal da Dona Marta, espaço de referência para a cultura negra local. A programação começa com a peça infantojuvenil Um Canto para Carolina (Cia dos Inventivos), seguida de uma oficina de expressão corporal com a artista Janette Santiago. À tarde, acontece uma roda de conversa sobre juventude negra e resistência artística, com a participação de mulheres negras atuantes na região. A última peça do dia, Eu, Você, Nossas Cores, Nossa Voz (Racismo é um Projeto), precede a Roda de Samba de encerramento, com o grupo Samba da Vila, de Piracicaba.
A II Mostra de Teatro Julho das Pretas reafirma o compromisso com a valorização da arte negra, da ancestralidade e do protagonismo das mulheres pretas, promovendo um espaço de partilha, formação e fortalecimento da identidade cultural afro-brasileira. Haverá acessibilidade em Libras ao longo de todo o evento.
Confira a programação completa:
SEXTA 25.07 - CENTRO CULTURAL ALAN DE LIMA PALMA - R. da Liberdade, 3 - Estação
19h30 - Cerimônia de Abertura - COORDENADORAS DO PROJETO;
20h00 - Peça "Somos Tão Jovens" - GRUPO TEATRANDO NO QUINTAL/CAPIVARI;
21h30 - Voz e Violão RUTH BATISTA / CAPIVARI.
SÁBADO 26.07 - PRAÇA CENTRAL - Centro
10h00 - Peça infantil "A Arca de Ébano" - CIA COLHENDO CONTOS E DIÁSPORA NEGRA/SÃO PAULO;
11h00 - Brincadeiras Africanas - XIRÊ DE QUINTAL/SÃO PAULO;
17h00 - Batuque de Umbigada Paulista - CAPIVARI, PIRACICABA, TIETÊ, RIO CLARO E RAFARD;
19h00 - Peça "Peneiras Conta Negritudes" - COLETIVO PENEIRAS/PIRACICABA;
21h30 - Baile Black, o resgate da tradição - DJ FIICO/TIETÊ.
DOMINGO 27.07 - QUINTAL DA DONA MARTA - R. Otávio Alves de Souza, 174 - Res. Santo Antônio
11h00 - Peça infanto-juvenil "Um Canto para Carolina" - CIA DOS INVENTIVOS/SÃO PAULO;
14h00 - Oficina de corpo e expressão artística - JANETTE SANTIAGO / SÃO PAULO;
15h00 - Roda de conversa "Juventude negra e as linguagens artísticas como espaços de resistência" - MARTA JOANA/CAPIVARI, EVA PRUDÊNCIO/PIRACICABA, MAYRA KRISTINA/ PIRACICABA E BIRA PPER/PIRACICABA;
16h00 - Peça infantil "Eu, Você, Nossas Cores, Nossa Voz" - RACISMO É UM PROJETO/AMERICANA;
17h00 - Encerramento: Roda de Samba - SAMBA DA VILA/PIRACICABA.