O jornalista Edson Rontani Júnior lança nesta terça-feira (8), às 19h30, no Museu Prudente de Moraes, o livro “Cartas a Piracicaba”, que resgata relatos históricos da Revolução Constitucionalista de 1932 sob a ótica da população piracicabana. A entrada é gratuita, com distribuição de 150 exemplares por ordem de chegada, mediante retirada de senha antes do evento.
VEJA MAIS:
- Livro 'Cartas a Piracicaba' será lançado dia 8 de julho; confira
- Feriado de 9 de Julho altera linhas de ônibus em Piracicaba; Veja
- Reembolsos do INSS devem começar em julho, diz ministro
Resultado de mais de dez anos de pesquisa, a obra reúne cartas publicadas em jornais locais, relatos pessoais, fotografias e documentos históricos que revelam como a cidade viveu os intensos três meses do conflito. Toque de recolher, racionamento de mantimentos e o medo de ataques por terra, ar e rios são alguns dos aspectos abordados. “O livro busca compreender como a sociedade local se organizou, resistiu e se expressou em meio ao contexto de guerra. As cartas foram uma forma de expressão diante da tensão e da esperança por uma Constituição mais democrática”, explica o autor.
O projeto é uma iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), e do próprio Museu Prudente de Moraes. A publicação também teve o patrocínio de instituições e empresas locais, como Abil-Grupo Unidas, Acipi, Atlante, Coop, Embraplan, Instituto Beatriz Algodoal, Unimed Piracicaba e Uniodonto Piracicaba.
Serviço
Lançamento do livro “Cartas a Piracicaba”
Data: Terça-feira, 8 de julho
Horário: 19h30
Local: Museu Prudente de Moraes – Rua Santo Antônio, 641 – Centro
Entrada gratuita
Informações: (19) 3433-4930