Para ajudar você, (e)leitor, a escolher em qual candidato votar, OVALE irá publicar um compilado com as propostas dos candidatos à Prefeitura de Taubaté.
Para isso, dividimos as propostas listadas nos planos de governo de cada postulante ao Paço Municipal em 11 áreas: Saúde, Educação, Segurança, Emprego, Assistência Social, Administração/Planejamento, Mobilidade Urbana, Habitação, Esportes/Lazer, Meio Ambiente/Causa Animal e Cultura.
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Nos casos em que os planos de governo não citavam promessas em alguma dessas áreas, oferecemos a oportunidade de os candidatos enviarem ao jornal suas propostas.
Nessa ferramenta, as propostas serão elencadas sempre respeitando a ordem alfabética dos nomes dos candidatos. Abaixo, confira o que cada postulante à Prefeitura de Taubaté promete fazer na área da Mobilidade Urbana.
Coronel Paulo Ribeiro (PT).
- -Implantar a tarifa zero do transporte público no município, iniciando com o atendimento de idosos e estudantes
- -Rever as linhas de ônibus, garantindo maior integração e facilidade de acesso, com consulta pública sobre o tema
- -Ampliar a conexão Wi-Fi nos ônibus, terminais e corredores
- -Garantir acesso ao transporte público aos moradores das áreas rurais
- -Implementar políticas que visem a denúncia, o combate e a eliminação de práticas de assédio sexual contra as mulheres nos transportes públicos
- -Valorizar o uso de bicicleta, adequando o sistema viário com criação de ciclofaixas, ciclovias e bicicletários na região central da cidade
- -Elaborar o Plano de Mobilidade Urbana
- -Mapear e regular os polos geradores de tráfego lento e buscar alternativas para garantir a fluidez do trânsito
- -Implantar "Faixa Azul" (faixa exclusiva para as motocicletas) nas principais avenidas da cidade
- -Estimular a reformulação de calçadas particulares, garantindo a "caminhabilidade"
- -Construir a Alameda Esplanada Mantiqueira ligando o Distrito de Quiririm à cidade de Tremembé, margeando a várzea do Rio Paraíba do Sul
José Saud (PP).
- -Implantar e fortalecer os programas e projetos de recuperação asfáltica, adequação da malha viária e melhoria do sistema de circulação do trânsito e da sinalização nos bairros
- -Dar continuidade às obras de recapeamento em diversas vias da cidade, com recursos do financiamento do CAF e repasses do Detran/SP através do Movimento Paulista de Segurança Viária
- -Implementar ações voltadas à integração física, operacional e tarifária do transporte público coletivo, com o intuito de ampliar a abrangência da oferta de transporte, aumentar a acessibilidade da população e racionalizar o uso do espaço viário melhorando a circulação urbana
- -Investir em melhorias no sistema de transporte público por meio da ampliação de horários e linhas de ônibus e na melhoria nos itinerários, beneficiando os usuários do transporte coletivo
- -Ampliar e manter a rede de infraestrutura de ciclovias e ciclo faixas urbanas do município
- -Implementar e ampliar faixas e vias exclusivas para circulação do transporte coletivo, com a finalidade de melhorar o serviço de transporte público e reduzir o tempo de espera e de deslocamento
- -Executar ações direcionadas a melhorar o acesso da população da área rural do Município ao sistema de transporte público
- -Implantar as Estações de Conexão no Cecap e na Rodoviária Nova, de forma que seja possível aumentar a oferta de viagens da área rural através da redução de itinerários e integração de passageiros, sem a necessidade de maiores investimentos em frota
- -Implementar programas, campanhas e ações de educação no trânsito direcionadas a diferentes públicos, com o intuito de melhorar a segurança no trânsito e a qualidade de vida de condutores, passageiros e pedestres
- -Ampliar e aprimorar o sistema de monitoramento e fiscalização de trânsito veicular
- -Valorizar os agentes de trânsito do município, por meio de capacitação, consolidação do plano da carreira e melhoria das condições de trabalho
- -Desenvolver programas e projetos de modernização e readequação do sistema de infraestrutura viária do município, em consonância com o novo Plano de Mobilidade Urbana Municipal de Taubaté
- -Implantar o projeto desenvolvido por empresa de consultoria especializada do anel viário municipal, contornando toda a zona urbana e de expansão urbana da cidade de Taubaté. Busca de recursos e linhas de crédito para iniciar as melhorias/implantações dos trechos por fase
- -Fortalecer e ampliar o sistema de sinalização de trânsito horizontal e vertical e a implantação de semáforos inteligentes no município, com a finalidade de melhorar a fluidez e segurança no trânsito
- -Executar a sinalização horizontal, vertical e semafórica, para cumprir os programas de manutenção permanente e novos projetos de implantação. O sistema de semaforização está sendo modernizado com a troca dos controladores analógicos por equipamentos digitais, instalação de focos de pedestres, semáforos inteligentes, central semafórica com operação remota, revitalizações gerais e novas implantações. Os serviços contínuos de manutenção e implantação de sinalização viária foram fortalecidos e serão executados conforme demandas previamente cadastradas, em busca da contínua redução dos índices de acidentes e mortes de trânsito
- -Implementar programas e projetos de melhoria de calçadas, iluminação e sinalização específicas para pedestres e ciclistas
- -Aumentar o acesso ao transporte público, especialmente para pessoas que moram em bairros e comunidades
- -Manter a implantação da reestruturação do sistema de transporte público municipal elaborado por estudo realizado por empresa de consultoria, sendo que o contrato de concessão foi aditado por mais 10 anos, com novo modelo de monitoramento, controle remuneração e gestão, com a inclusão de índices de qualidade do sistema com penalidades para a concessionária no caso do não cumprimento das metas, aumento gradativo da oferta nos bairros e comunidades, renovação da frota, novos investimentos e inovações na operacionalização
- -Continuação dos estudos e viabilização do projeto do anel viário
- -Realização de Operação Urbana no Município para requalificação das margens da linha férrea, de acordo com o estabelecido pelo Plano Diretor
Loreny (Solidariedade).
- -Projetar Anel Viário, as avenidas diametrais e radiais, bem como o alargamento e duplicações de ruas. Incentivar a construção de estacionamentos verticalizados em locais estratégicos na região central. Revisar e tratar com seriedade o Plano de Mobilidade para que a cidade não fique com remendos e tenha planejamento do trânsito de longo prazo
- -Pontes, viadutos, túneis, passarelas e travessias. Modernizar as transposições sobre a linha férrea e Rodovia Presidente Dutra. Buscar financiamentos com as concessionárias e realizar projetos modernos que a cidade precisa para prosperar, atrair investimentos, emprego e felicidade para a população
- -Melhorar as condições dos terminais rodoviários. Eles não merecem ser reconhecidos como rodoviária Velha ou Nova. As cidades que funcionam e que olham para frente não fazem assim, precisamos de acessibilidade, revitalização e boa gestão
- -Estudar a viabilidade e implementar o Calçadão do Centro. Reformar e realizar ações de revitalização do centro da cidade, de modo a atrair e manter comerciantes. O Natal será de luz, as pessoas terão orgulho, não vergonha, sentirão alegria, não tristeza, com uma decoração inteligente e que trará movimentação econômica. Fortalecer o carnaval na cidade toda e no centro com blocos de carnaval além da tradição das Escolas de Samba e outras festividades para movimentar o comércio
- -Estudar a viabilidade da instalação de Veículo Leve sobre Trilhos ou Rodas pensando no futuro e não só em soluções de maquiagem que só duram 4 anos. O sistema de ônibus será fortemente repensado e vamos incentivar formas alternativas e complementares de transporte regulamentado e organizado para que Taubaté evolua de uma vez por todas. Não dá mais pra levar 2 horas de um lugar a outro da cidade, há mais de 20 anos é a mesma coisa
Marcia do PL (PL).
- -Aumentar os horários da linha de ônibus na zonal rural
- -Instalar calçada no centro com piso intertravado para escoamento de água de chuva, preservar a mobilidade de cidadão e acessibilidade das pessoas com deficiência física
- -Cuidar das estradas rurais, pontes, manutenção de asfalto, iluminação
Ortiz Junior (Republicanos).
- -Criar e ampliar linhas e horários de ônibus, a partir de estudos de demanda
- -Ampliar a rede de ciclovias do município, incentivando o uso de meios de transporte não poluentes e a prática desportiva
- -Implantar novas estações de ecobike, sobretudo em pontos estratégicos do município
- -Modernizar a estrutura e os equipamentos para manutenção das estradas rurais
- -Melhorar o trânsito mediante a modernização da sinalização das vias públicas e a execução de obras
- -Ampliar e melhorar o programa permanente de educação de trânsito e segurança viária, em parceria com outros órgãos públicos e empresas privadas
- -Implementar o “Programa Paz nas Escolas”, em parceria com a comunidade escolar e as Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, objetivando a prevenção de sinistros no trânsito e o pleno desenvolvimento do aluno
- -Viabilizar a fiscalização e as campanhas educativas específicas aos motociclistas, principalmente em locais estratégicos dos corredores de tráfego com maior índice de acidentes
- -Tratar interseções com mini rotatórias, ilhas, refúgios, acréscimos de calçada, gradis e orientações quanto à travessia de pedestres para diminuir sua exposição nas vias públicas
- -Melhorar a qualidade dos pontos de ônibus (calçada e abrigo) e tratar seus acessos, de forma a garantir a travessia e o deslocamento seguro
- -Realizar ações educativas e de fiscalização de condutores que desrespeitam a preferência dos pedestres ou param nas faixas de travessia
- -Melhorar a sinalização e a geometria das interseções com a estrutura cicloviária do município
- -Ampliar e melhorar as ciclovias e as ciclofaixas
- -Fazer um estudo dos pontos críticos aos pedestres e aos ciclistas em relação à iluminação e vias de cruzamentos, visando aumentar a segurança
- -Conectar as rotas cicloviárias com as infraestruturas adequadas para os ciclistas
- -Adequar as calçadas públicas, praças e demais vias públicas para permitir melhor fluidez viária aos ciclistas
- -Realizar ações junto às secretarias municipais, órgãos públicos e privados para aumentar a adesão às ações e aos programas educativos de trânsito e de segurança viária
- -Expandir as câmeras de videomonitoramento para melhor atender a população nos bairros, praças, vias públicas e áreas escolares
- -Realizar estudos para implantação de novos conjuntos semafóricos, rotatórias e adequações de geometria viária para melhorar o fluxo
- -Promover o desenvolvimento urbano orientado ao transporte sustentável (a pé, de bicicleta e por transporte coletivo) nos principais eixos viários do município
- -Estudar a implementação de soluções de mobilidade sustentável, como compartilhamento de bicicletas elétricas, carros compartilhados e estações de carregamento para veículos elétricos
- -Estudar o uso de tecnologias IoT para monitorar e otimizar o fluxo de tráfego e de estacionamento, reduzindo congestionamentos e melhorando a experiência dos residentes e visitantes
- -Estudar a implementação de soluções “smart” para melhorar a eficiência dos serviços municipais como transporte público inteligente, gestão de resíduos e segurança pública
Sérgio Victor (Novo).
- -Plano de Mobilidade Urbana: Reduzir a necessidade de deslocamento do cidadão, através da promoção de negócios em outras áreas da cidade, promovendo os micros centros em cada bairro, elaborando em consonância com o Plano Diretor e apresentar Diretrizes de curto, médio e longo prazos. A apresentação do plano precisa ser elaborada através de mapas de demonstrem claramente as intervenções propostas para que haja uma boa compreensão da população
- -Auditoria no sistema de transporte: É mais que necessário fazer uma auditoria no sistema de transporte público da cidade. O número de passageiros transportados reflete diretamente no custo da tarifa e a prefeitura precisa saber qual é a realidade dos números. A fiscalização do sistema deve ser em tempo real para que haja uma leitura clara de sua eficiência. O cumprimento dos horários e itinerários deve atender às necessidades da população e, portanto, a prefeitura deverá cobrar da concessionária o compartilhamento das ações em tempo real
- -Pesquisa de origem e destino: Que possibilitará a real compreensão dos deslocamentos feitos na cidade. Os dados da pesquisa deverão nortear a proposta de um novo sistema de transporte público mais eficiente e dinâmico. O objetivo é melhorar os itinerários, linhas e horários que atualmente estão defasados
- -Criação de micro estações nos bairros: Para proporcionar conforto aos usuários, motoristas e cobradores. As estações deverão ser dotadas de espaços que possam abrigar os usuários e que apresentem instalações sanitárias para os funcionários da empresa de transporte
- -Indústria das multas: Auditar o contrato que prevê a instalação de radares na cidade e estabelecer metodologia objetiva para a localização e velocidade das vias. A prefeitura deverá criar corpo técnico específico para ações de Engenharia de Tráfego e dar publicidade às estatísticas de acidentes de trânsito periodicamente, culminando com ações programáticas e projetos que possam diminuir o número de acidentes
- -Melhoria da infraestrutura viária: Através da manutenção periódica da pavimentação, sinalização, melhoria das calçadas e iluminação pública. Uma boa sinalização de trânsito ajuda a diminuir o número de acidentes e aumenta a segurança nos deslocamentos. A adoção de um Plano de Orientação de Tráfego eficiente possibilitará a criação de novas alternativas de circulação e, consequentemente, uma melhor utilização do sistema viário. A utilização de pavimentos ecológicos deverá ser prioridade
- -Hierarquização do sistema viário: Para cada rua, uma classificação específica. O Plano de Mobilidade Urbana deverá estabelecer, em conjunto com o Plano Diretor, uma hierarquia viária com o objetivo de estabelecer parâmetros técnicos para a implantação de projetos de edificação e a priorização do sistema de transporte público. Precisa ficar muito claro qual o objetivo da via pública e os limites de velocidade a serem definidos
- -Avaliar novo sistema de Linha Direta (terminal a terminal) com revisão de tarifa
- -Integrar ônibus e bicicletas, implantando bicicletários seguros nos terminais de ônibus, bem como estudar a possibilidade de reservar um espaço para a bicicleta dentro do ônibus
- -Implantar sistema de localização em tempo real do ônibus, facilitando a programação dos usuários
- -Adote um ponto: Criar a campanha Adote um Ponto, programa de melhoria à qualidade, segurança e conforto dos terminais e abrigos de ônibus, em parceria com iniciativa privada, com implantação gradativa
- -Atacar os grandes gargalos de mobilidade, com testes rápidos para avaliar a efetividade das ações, revertendo as mudanças que não funcionarem
- -Buscar soluções efetivas para melhoria do fluxo de veículos sem comprometer a segurança dos pedestres, promovendo ações constantes de reeducação do trânsito
- -Cobrar da ANTT e da concessionária a conclusão das marginais da BR-116 na região de Taubaté, a fim de otimizar o fluxo e permitir também o uso para transporte público
- -Implantar sistema inteligentes de semáforos nas ruas com maior concentração deve veículos
- -Com o intuito de incentivar circulação de pessoas, estudantes, carros, caminhões, ônibus, turismo rural, negócios (leite, agricultura, pecuária), educação e saúde, apresentar um plano de melhorias e conservação da Infraestrutura rural que estabeleça: manutenção periódica, com equipe de conserveiros, para roçada, limpeza dos sistemas de drenagem longitudinal e transversal para evitar entupimentos das galerias; reposição e manutenção periódica da sinalização horizontal e vertical ao longo das estradas; manutenção e aumento da iluminação pública ao longo das Estradas rurais principalmente nos pontos de interseção entre estradas, pontos de ônibus, regiões com residências, área de comércio e convívio social; plano de rápida resposta em casos de emergências