PLANO DE GOVERNO

Confira as propostas dos candidatos de São José para Mobilidade

Por Da Redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 13 min
Arquivo/OVALE
Trânsito em São José dos Campos
Trânsito em São José dos Campos

Para ajudar você, (e)leitor, a escolher em qual candidato votar, OVALE irá publicar um compilado com as propostas dos candidatos à Prefeitura de São José dos Campos.

Para isso, dividimos as propostas listadas nos planos de governo de cada postulante ao Paço Municipal em 11 áreas: Saúde, Educação, Segurança, Emprego, Assistência Social, Administração/Planejamento, Mobilidade Urbana, Habitação, Esportes/Lazer, Meio Ambiente/Causa Animal e Cultura.

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Nos casos em que os planos de governo não citavam promessas em alguma dessas áreas, oferecemos a oportunidade de os candidatos enviarem ao jornal suas propostas.

Nessa ferramenta, as propostas serão elencadas sempre respeitando a ordem alfabética dos nomes dos candidatos. Abaixo, confira o que cada postulante à Prefeitura de São José promete fazer na área da Mobilidade Urbana.

Anderson Farias (PSD).

  • -Concluir as obras da av. Sebastião Gualberto e entornos
  • -Duplicação da av. João Miaci
  • -Duplicação da av. José de Melo Couto
  • -Continuar a integração e aumentar o número de bicicletas e patinetes elétricos compartilhados
  • -Concluir a licitação do Transporte Público com ônibus elétricos
  • -Concluir o prolongamento da via Oeste
  • -Ciclovia da Ponte Minas Gerais: fazer a ampliação da ponte para implantação de uma nova ciclovia
  • -Ciclovia São Judas Tadeu - Centro - CTA: implantar uma nova ciclovia interligando as regiões
  • -Concluir nova entrada e ponte no Residencial São Francisco/Jardim Uirá
  • -Fazer a duplicação da avenida João Rodolfo Castelli, na região sudeste
  • -Via Jaguari: concluir a implantação desta importante obra, na região norte
  • -Concluir a implantação da Linha Verde, conectando as regiões sul-centro-leste

Dr. Elton (União).

  • -Projeto 'Ônibus no Ponto'. Via WhatsApp e com a inteligência artificial, você saberá a localização do seu ônibus em tempo real. Não será necessário uso de aplicativo. Com o novo sistema, você terá resposta rápida e precisa da localização do seu ônibus e do tempo estimado para chegada
  • -Parem Aqui! Criação de pontos de apoio e retaguarda a entregadores e motoristas de aplicativos. Em São José dos Campos não há pontos de apoio aos entregadores autônomos. Nosso projeto vai trazer mais conforto aos usuários, diminuindo a exposição à chuva, raios, ventos e excesso de calor
  • -Tarifa zero no transporte coletivo aos finais de semana e feriado. Buscando garantir oportunidade de lazer e qualidade de vida às famílias, a implantação da tarifa zero aos finais de semana e feriados no transporte coletivo também busca fomentar o comércio local
  • -Melhorar o transporte público por meio de nova concorrência. Precisamos melhorar o transporte público oferecido aos moradores por meio de uma nova concorrência que seja viável para a cidade, aumentando o número de linhas e reduzindo o tempo de espera da população

Eduardo Cury (PL).

  • -São José dos Campos deve resgatar a excelência no quesito mobilidade urbana e transporte público e, para isso, ouviremos atentamente o cidadão joseense para, dentro das demandas apresentadas, garantirmos o acesso ao transporte público e à mobilidade em sentido amplo, viabilizando a diminuição dos tempos de trajeto através da interligação de diferentes modais de transporte
  • -No que diz respeito ao transporte público, nossa primeira e absoluta prioridade será a realização de uma licitação correta e exitosa para a renovação da frota, trazendo veículos novos e modernos para, assim, oferecer maior conforto à população
  • -Acreditamos que o tema da mobilidade deve ser integrado com as políticas de desenvolvimento urbano, de habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo, promovendo eficiência e efetividade na circulação urbana e na prestação dos serviços de transporte público, além da mitigação dos custos ambientais, sociais e econômicos do deslocamento de pessoas e cargas no município
  • -Teremos um olhar atento aos projetos de mobilidade estruturadores do território e indutores do desenvolvimento urbano dentro de São José dos Campos e na ligação com as cidades vizinhas
    -O incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico também será integrado à mobilidade, sobretudo para a adoção de tecnologias, como IOT (internet das coisas), que facilitem a vida do usuário e para o uso de energias renováveis e menos poluentes, priorizando, ainda, os modais de transporte coletivo sobre os individuais
  • -A mobilidade urbana garante o direito de ir e vir das pessoas e, diante disso, entendemos que compete à administração pública viabilizar as políticas necessárias para que todos, sem exceção, possam usufruir de maneira segura e democrática dos meios de circulação disponíveis

Prof Wilson Cabral (PDT).

  • -Readequação imediata de linhas do transporte público coletivo com base em análise de dados de origem e destino (amostragem convencional e inteligência artificial) e distribuição populacional atualizada
  • -Criação de linhas estratégicas, interregiões e perimetrais, para redução do tempo de transporte nos deslocamentos de maior demanda
  • -Readequação imediata de grade de horários do transporte público coletivo com base em dados de tráfego e inteligência artificial
  • -Desenvolvimento de sistema e aplicativo para acompanhamento em tempo real dos ônibus pelos usuários, visando reduzir e programar os tempos de espera
  • -Reestruturação do programa Calçada Segura, para melhorar o transporte pedonal (a pé) e permitir a acessibilidade em todas as regiões da cidade, com priorização nas regiões onde há mais usuários
  • -Desenvolvimento de aplicativo para interação com a população acerca de problemas de mobilidade. Uma primeira chamada para solução é a dos problemas com descontinuidade de trajetos em calçadas, ciclofaixas e ciclovias
  • -Realizar pequenas obras, pela Urbam, de rebaixamento de guias, pintura de faixas específicas e continuidade de trajetos, que não impliquem novos projetos de engenharia e não demandem licitação
  • -Revisar o posicionamento das faixas de pedestres em todo o município, de acordo com regras e estudos oficiais
  • -Restaurar e adequar a totalidade das faixas de pedestre, após revisão
  • -Lançar programa abrangente de respeito e empatia no trânsito, dirigido a toda a população, desde os que se deslocam a pé, de bicicleta, de motocicleta, de automóvel, em veículos de serviço, de ônibus, e também aos condutores, de modo geral, e de forma segmentada, mais assertiva. O objetivo geral é melhorar a mobilidade, aumentar a empatia e reduzir acidentes e mortes no transporte urbano: uma campanha de civilidade e segurança. Esta campanha teria dois momentos: um primeiro, festivo, informativo, de conscientização, e um segundo, de fiscalização efetiva e exemplar. Meta: reduzir a taxa de mortalidade no trânsito para 3 óbitos/ano a cada 100.000 habitantes, que nos colocaria no patamar de cidades mais avançadas no mundo. Hoje o número de São José dos Campos é da ordem de 12 óbitos/ano, uma taxa 4 vezes maior
  • -Revisão técnica das velocidades das vias, considerando a multimodalidade e a segurança viária
  • -Lançamento do Programa Caminho Seguro, voltado para a segurança das crianças a caminho da escola, de modo abrangente, incluindo escolas públicas e privadas. A GCM é parte importante no processo, mas também um grupo de voluntários a serem selecionados na sociedade. A campanha é direcionada às escolas, aos pais, alunos, professores, agentes policiais (Ronda Escolar) e agentes de trânsito. O objetivo é incentivar que os escolares façam o trajeto de casa até a escola a pé. Isso garantiria uma redução significativa de veículos em horários de pico circulando em regiões de maior concentração escolar
  • -Criação de um grupo técnico de estudos, no âmbito do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, para análise de alternativas de transporte público. O GT seria criado imediatamente e teria alguns documentos base para análise, com prazo de 6 meses para apresentar uma proposta abrangente. Dentre os elementos a discutir estariam: a proposta de uma organização troncal com alimentadores multimodais (estudo pré-existente: FGV, 2019); a possibilidade de VLT em alguns troncos; possibilidade de monotrilhos ou similar em alguns ramais secundários especiais (ex.: PIT); o potencial de mobility as a service (maas) na alimentação em alguns setores, com organização de cooperativas locais; a navegação no Paraíba do Sul como eixo de transporte (conectando zona norte à oeste)
    -Estabelecimento de acordo de cooperação técnica com instituições de P&D no município, com conhecimento na área de mobilidade urbana e suas interfaces, para a elaboração de estudos para implantação de esquemas de Tarifação Reduzida ou Tarifa Zero. A solução subsidiará análise pelo Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. Municipalidades têm adotado o conceito como forma de incentivar o uso do transporte coletivo, reduzir o tráfego e contribuir para a inclusão social e melhoria da poluição, mas a solução deve ser analisada caso a caso
  • -Estabelecimento de acordo de cooperação técnica com instituições de P&D no município, com conhecimento na área de mobilidade urbana e suas interfaces, para a elaboração de estudos, simulações e um projeto executivo para implantação da solução validada no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana
  • -Estabelecimento de acordo de cooperação técnica com instituições de P&D no município, com conhecimento na área de Engenharia para o desenvolvimento de um protótipo de embarcação de médio porte (10-15 passageiros) adaptada para navegação no rio Paraíba do Sul e uso na mobilidade urbana no município
  • -Ampliação do uso de ciência de dados (integração com a Secretaria de Inteligência e Estratégia) para o estudo dos padrões de tráfego na cidade de São José dos Campos, visando a adoção de soluções operacionais instantâneas. Isso inclui, por exemplo, a identificação de acidentes por meio de vigilância contínua, que podem levar a gargalos; semaforização inteligente e sistemas efetivos de ondas verdes, para maior fluidez do trânsito
  • -A utilização de energia renovável, especialmente solar, hidrogênio ou biomassa, combinada com eletrificação da frota do transporte público é importante passo na transição energética e deve ser considerada nos estudos e simulações a serem realizados para o novo modelo em SJC
  • -Implantação de Terminais ou Arenas Multimodais – Locais onde diferentes modos de transporte, como ônibus, bicicletas, pedestres, patinetes se encontram e é possível fazer transbordo intermodais. É preciso prever estas áreas no Plano Diretor do município, para que estas possam ser organizadoras do espaço urbano e promotoras de desenvolvimento
  • -Ônibus e vagões (VLT) com suporte para patinetes e bicicletas, de forma a ampliar a integração multimodal
  • -Parques de Bicicletas: Hubs que combinam estacionamento seguro para bicicletas com fácil acesso ao transporte público, incentivando o uso de bicicletas como meio de transporte complementar
  • -Aperfeiçoamento dos corredores exclusivos e faixas de ônibus para que os veículos do transporte público circulem com menos interferência do trânsito comum, reduzindo atrasos e aumentando a velocidade média das viagens
  • -Integração Tarifária e Cartões de Integração: o novo modelo a ser implantado deve considerar a integração tarifária para todas as modalidades e permitindo embarques e acessos mais rápidos
  • -Tecnologia e Informação em Tempo Real: implementação de sistemas de GPS nos ônibus e aplicativos que fornecem informações em tempo real sobre horários e localização dos veículos ajuda os passageiros a planejar melhor suas viagens
  • -Sistema de Transporte Coletivo Complementar: integração por vans e micro-ônibus para atender áreas de difícil acesso e bairros distantes, complementando o serviço de transporte troncal e secundário
  • -Priorização semafórica: A instalação de sistemas de priorização de sinais de trânsito que dão preferência aos ônibus nos cruzamentos ajuda a reduzir o tempo de viagem
  • -Paradas e Estações Otimizadas: Paradas melhor projetadas, com informações claras e em tempo real de linhas e tempos de chegada e abrigo adequado
  • -Coleta e Apropriação de Dados: Independente do sistema e soluções adotadas e do regime de operação, público ou privado, é fundamental que o poder público tenha total domínio da obtenção, tratamento e análise dos dados gerados na operação dos sistemas de mobilidade, de forma a guardar para si a prerrogativa dos estudos e avaliação sistemática do sistema

Toninho Ferreira (PSTU).

  • -Tarifa Zero no transporte público
  • -Municipalizar o transporte público urbano. A empresa municipal de transporte fornecerá transporte em todos os horários, em todos os lugares e gratuito a todos, por meio de ônibus ou vans
  • -Substituir a matriz energética da frota atual de ônibus e veículos oficiais, por fontes limpas e renováveis
  • -Dar início aos estudos com vistas à implantação do metrô de superfície
  • -Dar início aos estudos com vistas à implantação da Hidrovia do Rio Paraíba do Sul, para a navegação de embarcações de passageiros, com o aproveitamento do principal curso d'água da região
  • -Ampliação das ciclovias existentes na cidade, cujo planejamento observará a segurança dos pedestres, a topografia da cidade e, nos locais de difícil acesso a ciclistas, serão construídos estacionamentos apropriados e meios de interligação com os outros meios de transporte

Wagner Balieiro (PT).

  • -duplicação da estrada Nélson Tavares da Silva (Estrada do Bom Retiro)
  • -duplicação da estrada Dom José Antônio do Couto (Estrada do Cajuru)
  • -duplicação da estrada João Miacci, entre os bairros Interlagos/Dom Pedro
  • -novo acesso à região do Urbanova
  • -aquisição de mais ônibus elétricos em parceria com o governo Lula, com parte dos recursos já contemplados no PAC
  • -ciclovia/Pedestres Zona Norte/Oeste
  • -promover a nova licitação dos transportes coletivos no início de 2025, tendo como diretrizes a modernização do sistema, integrando os alternativos, reduzindo o tempo de espera e a duração das viagens para conforto dos usuários, além de preservar os empregos dos cobradores
  • -ampliar progressivamente os grupos com isenção de passagens no transporte coletivo, começando pelos integrantes do Bolsa Família, do Cadastro Único dos Programas Sociais – CadÚnico e dos estudantes, com o objetivo de que ao final da próxima administração seja implantada a tarifa zero, concomitante ao aumento da capacidade do sistema, facilitando o acesso da população e a redução do transporte individual, direcionando recursos da área da mobilidade para a manutenção do sistema de transportes coletivos
  • -viabilizar a ligação das principais regiões da cidade, com transporte público rápido e seguro
  • -qualificar os pontos de ônibus com iluminação adequada, mapa da cidade e das linhas de ônibus, com informações sobre a circulação dos ônibus e do tempo para sua chegada
  • -aprovar legislação municipal para o uso de fontes motrizes menos poluentes e menos geradoras de gases do efeito estufa na frota de transporte coletivo urbano, nas frotas próprias e das prestadoras de serviço à prefeitura, estabelecendo a redução progressiva das emissões de dióxido de carbono (CO2) de origem fóssil, e de poluentes tóxicos emitidos na operação de suas respectivas frotas, por meio de utilização gradual de combustíveis e tecnologias mais limpas e sustentáveis, zerando o uso de combustíveis fósseis em um prazo de dez anos
  • -ampliar progressivamente a frota de ônibus elétricos no transporte público até a substituição total dos veículos movidos a combustíveis fósseis, no prazo previsto no item anterior
  • -implantar tecnologias para a gestão e monitoramento do trânsito através de câmeras inteligentes, possibilitando o acompanhamento em tempo real, proporcionando informações e soluções mais rápidas dos problemas para os usuários das vias e do transporte público
  • -promover melhorias no sistema semafórico, ampliando o sistema de semáforos sincronizados, e criando ondas verdes nas principais vias
  • -priorizar a implantação de ciclovias, conectando-as em um grande sistema cicloviário, em todas as regiões da cidade, possibilitando os deslocamentos de bicicletas para o trabalho e lazer
  • -criar um sistema público de bicicletários seguros em parques e outros locais de grande concentração e circulação
  • -implantar um programa de “Cidade Acessível”, com calçadas seguras, rampas de acesso, travessias elevadas, semáforos sonoros para deficientes visuais e outras medidas que promovam a acessibilidade de todos
  • -promover campanhas permanentes voltadas à conscientização da população sobre segurança viária e à adequação do comportamento de motoristas, ciclistas e pedestres (educação para o trânsito)
  • -rever a macroestrutura viária que permita o desenvolvimento da cidade, sem os obstáculos inerentes ao crescimento desordenado e sem planejamento estratégico
  • -interligar e conectar as diversas regiões da cidade, reduzindo pontos de estrangulamento viário e a dependência da Rodovia Presidente Dutra
  • -municipalizar a rodovia SP-50 na área urbana até o bairro do Costinha
  • -retomar o processo de requalificação do centro, através de regulamentos específicos de uso e ocupação do solo, com o objetivo de adensar e criar dinâmica e vitalidade
  • -Implantar o aplicativo municipal de transporte de passageiros e mercadorias com taxas de administração abaixo do que é aplicado atualmente pelas empresas (Uber, 99, iFood, outras)
  • -Criação de bolsões de estacionamento para os trabalhadores de aplicativo
  • -aterrar a fiação elétrica nas vias principais de comércios dos bairros e na região central

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