BIMESTRE

Início de 2024 tem aumento de 27,3% de furtos e roubos no comércio de Jundiaí

Os mesmos tipos de crime também têm alto registro de ocorrência em residências da cidade, com algumas dessas ações marcadas pela violência

Por Nathália Sousa | 22/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Reprodução

A casa da idosa, furtada duas vezes no mesmo dia na Chácara Urbana, foi toda revirada pelos bandidos
A casa da idosa, furtada duas vezes no mesmo dia na Chácara Urbana, foi toda revirada pelos bandidos

O início deste ano tem sido perigoso para comerciantes em Jundiaí. No primeiro bimestre deste ano, foram registrados 61 furtos e nove roubos a comércios e estabelecimentos comerciais do município, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado. O número é 27,3% maior que o registrado no ano passado, quando houve 46 furtos e nove roubos. Em 2022, o número também foi mais baixo do que neste ano, com 51 furtos e 16 roubos no primeiro bimestre.

Já em relação a furtos e roubos em residências, o início do ano passado teve mais registros de casos do que este ano. Ainda assim, diversos casos foram e vêm sendo registrados na cidade. No primeiro bimestre deste ano, foram 113 furtos e oito roubos a residências e condomínios residenciais de Jundiaí. O número é 8,3% mais baixo do que nos dois primeiros meses de 2023, quando 132 casos foram registrados. Já em 2022, houve 105 furtos e 5 roubos e residências da cidade.

CASOS

No município, não são raros os casos de furtos e roubos, tanto a comércios quanto a residências neste ano. Entre os noticiados pelo JJ, houve um casal preso por furtar dois comércios de eletrônicos em janeiro, no bairro Vila Arens. Houve também, em fevereiro, outro suspeito preso por furtar dois comércios, mas, desta vez, na Ponte São João.

Já em relação a residências, só em março, houve diversos registros de crimes do tipo. Entre eles, uma idosa que teve a casa furtada duas vezes no mesmo dia, no bairro Chácara Urbana. Também houve um homem preso por furto a residência na Ponte São João, carregando um notebook e joias. Recentemente, neste mês, um suspeito de furtar uma casa no Centro foi preso na região da cracolândia da Ponte São João.

Casos de roubos a residências têm chamado atenção em Jundiaí e região, pela agressividade que os criminosos têm nas ações. Um deles chamou atenção, quando uma família foi feita refém em casa, no Jardim Samambaia, no fim de março, por uma quadrilha que assaltava o local. Durante a ação, que durou cerca de 3 horas, a família foi agredida e ameaçada constantemente, além de ter tido prejuízo financeiro de mais de R$ 50 mil.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.