ADEUS AO PONTÍFICE

Veja: papa Francisco se despede com leve sorriso e paz no olhar

Por Da redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Reproduçãp/X @VaticanNews
Rosto do papa Francisco no caixão tem marca de AVC, expressão serena e sorriso, aponta jornal
Rosto do papa Francisco no caixão tem marca de AVC, expressão serena e sorriso, aponta jornal

O Vaticano prepara os ritos de despedida do Papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira, dia 21, aos 88 anos, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. A partir desta quarta-feira, 23, os fiéis terão a oportunidade de prestar suas últimas homenagens ao pontífice, cujo corpo será exposto publicamente na imponente Basílica de São Pedro.

VEJA TAMBÉM:

Imagens oficiais divulgadas pelo Vaticano revelam o Papa Francisco em seu caixão, trajando a casula vermelha – paramento litúrgico associado aos funerais papais – , o pálio (colar de lã branca) sobre os ombros e um terço entrelaçado em suas mãos. Relatos da imprensa italiana, como o jornal La Stampa, destacam a serenidade em sua expressão facial, notando um leve sorriso, mesmo com a presença de uma marca deixada pelo AVC.

Nesta terça-feira, 22, o corpo do Papa permanece na capela da Casa Santa Marta, sua residência oficial, em um velório mais restrito, acompanhado pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé.

Seguindo um desejo expresso pelo próprio Papa Francisco em vida, as cerimônias fúnebres adotarão um tom mais sóbrio e simples, distanciando-se da pompa tradicional de funerais papais anteriores. O La Stampa comentou que a atmosfera se assemelha mais à despedida de um bispo diocesano do que à do Sumo Pontífice.

O funeral solene está marcado para sábado, dia 26, com início previsto para as 5h da manhã, no horário de Brasília. Espera-se a presença de diversas autoridades e chefes de Estado de todo o mundo, incluindo o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que confirmou sua participação na cerimônia de adeus ao líder da Igreja Católica.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários