ECONOMIA NO BOLSO

Milhões de motociclistas não precisam pagar o IPVA 2026

Por Da redação/Pira1 |
| Tempo de leitura: 1 min
Governo de SP
Motos de até 180cc estão liberadas do pagamento do IPVA, neste ano de 2026.
Motos de até 180cc estão liberadas do pagamento do IPVA, neste ano de 2026.

 O IPVA das motos até 180 cilindradas acabou em São Paulo. De acordo com informações oficiais do Governo do Estado de São Paulo, foi sancionada a lei que zera o imposto para quem vive e trabalha sobre duas rodas.O anúncio ocorreu em dezembro.

LEIA MAIS

A partir deste ano de 2026, motos, motonetas e ciclomotores de até 180cc, em nome de pessoas físicas, ficam livres do IPVA, desde que estejam com documentação em dia. É alívio real, principalmente para motoboys, entregadores e trabalhadores que dependem da moto para garantir a renda mensal.

Segundo informações, são 4,3 milhões de motos beneficiadas, ou seja, 3 em cada 4 motos que rodam no estado vão ficar sem pagar nada de IPVA. Na prática, é aquele dinheiro que antes ia para o imposto e agora pode virar mercado, conta paga, combustivel ou investimento.

 “A moto é ferramenta de trabalho, sustento e locomoção. Essa isenção é um alívio para quem movimenta São Paulo todos os dias”, destacou o governador Tarcisio de Freitas em entrevista.

A nova lei muda as regras do IPVA e reconhece o papel da moto na vida do trabalhador. O IPVA é zero para motos até 180cc, valendo a partir deste ano de 2026, apenas para pessoas física.

Comentários

Comentários