CULTURA

Noite especial reúne Coral Magnum Cantorum e OBP em Piracicaba

Por Bia Xavier - JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

A Orquestra Barroca de Piracicaba (OBP) e o Coral Magnum Cantorum realizam no próximo sábado (6), às 20h, o Concerto Glória!, uma noite dedicada ao esplendor da música barroca com obras de Antonio Vivaldi, Jean-Marie Leclair e Jean-Baptiste Lully. O evento é gratuito, aberto ao público e acontece na Sociedade Italiana de Mútuo Socorro, na Rua Dom Pedro I, 781. Não haverá distribuição de ingressos, os lugares serão preenchidos por ordem de chegada.

VEJA MAIS:


  • Clique aqui e receba, gratuitamente, as principais notícias da cidade, no seu WhatsApp, em tempo real. 

Parceria musical e desafios artísticos

Em contato com o Jornal de Piracicaba, o fundador da OBP, Victor Travaglini, destacou que o repertório escolhido para o concerto é especialmente significativo para o grupo. “O repertório será muito especial, uma mescla da elegância e nobreza da música de corte francesa e da grandiosidade da música sacra italiana. Foi um desafio tanto técnico quanto interpretativo, mas crescemos muito durante a preparação e estamos orgulhosos do resultado. Tenho certeza de que todos serão transportados para o século XVII. Este será nosso concerto de encerramento de temporada”, afirma. Ele também ressalta que a parceria com o coral resultará em uma segunda récita no dia 13 de dezembro, às 20h, em Rio Claro.

O regente do Coral Magnum Cantorum, Kalvin Almeida, explicou que o grupo funciona como um projeto formativo e colaborativo. “O coral é totalmente sem fins lucrativos. Eu ensino em troca deles cantarem, eles cantam em troca do aprendizado e da experiência. Nosso objetivo principal é o desenvolvimento musical, sempre buscando aprimoramento técnico e artístico”, afirma. Kalvin destaca que o coral reúne pessoas de diferentes níveis musicais — desde iniciantes até músicos profissionais — o que cria desafios pedagógicos importantes. Ele conta que, pela primeira vez, o coro está executando uma obra completa em sua forma original. “É uma conquista enorme. Conseguir pegar pessoas que nunca cantaram na vida e formá-las ao ponto de executar uma peça do nível de dificuldade de Vivaldi é, pessoalmente, a realização de um sonho”.

Fundado em 2016 durante o Ensino Médio de Kalvin na ETEC Professor Armando Bayeux da Silva, em Rio Claro, o Magnum Cantorum cresceu e se consolidou como um coro autônomo, diverso e dedicado ao estudo do canto coral. Ao longo dos anos, participou de apresentações com orquestras, pianistas, ensaios abertos, masterclasses e encontros de corais, sempre com repertório variado — de música sacra a temas de filmes.

SERVIÇO

Concerto Glória! — Neste sábado (06), às 20h, na Sociedade Italiana de Mútuo Socorro (Rua Dom Pedro I, 781). Entrada franca, sem necessidade de retirada de ingressos, com ocupação por ordem de chegada.

Comentários

Comentários