A Rede Municipal de Ensino de Piracicaba alcançou a fase final do Prêmio Nacional Liga Steam 2025 com cinco projetos, consolidando sua participação no cenário educacional do país. Foram quatro projetos classificados na Categoria 1, destinada à Educação Infantil e aos anos iniciais (até o 2º ano do Ensino Fundamental), e um projeto na Categoria 2, que abrange turmas do 3º ao 9º ano.
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O Prêmio Nacional Liga Steam visa incentivar a aplicação da abordagem nas escolas brasileiras. A metodologia integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática para o desenvolvimento de soluções para questões do dia a dia dos estudantes.
O município se destaca por apresentar o maior número de projetos finalistas na Categoria 1 em todo o Brasil. Os trabalhos classificados nesta categoria são:
- "Gotinha Mágica na Horta", desenvolvido pela professora Andreia Cristina Torres de Sousa (EM Antonia Jesuína Camillo Pipa).
- "A Arte de Criar, Reciclar e Brincar", da professora Cassiana Patricia Reatto (EM Ada Buselli Neme).
- "Tata e as Crianças Pequenas em: o Mistério por Trás do Brilho do Lago", conduzido pela professora Pâmela Caroline Pereira (EM Maria Benedicta Pereira Penezzi).
- "Cores da Nossa Terra: Desenvolvendo um Protótipo de Bairro e Escola Sustentáveis a partir de Tintas de Solo, Tintas Naturais e Bioconstruções", da professora Letícia Godinho Silva (EM Ida Francez Lombardi).
Na Categoria 2, a representante é a professora Mirian Cristina Stenico, com o projeto "Raízes Vivas de Piracicaba: Cultura Africana, Biodiversidade e o Amanhã Sustentável", realizado com alunos do 5º ano (EM Profª Tercilia Bernadete Sanches Costa).
Juliana Vicentin, secretária de Educação, afirmou que a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que fundamenta as iniciativas, é crucial para a educação contemporânea. Segundo ela, a metodologia posiciona o aluno no centro do aprendizado e estimula a curiosidade, o trabalho em equipe e a capacidade de solucionar desafios reais.
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A secretária acrescentou que, por meio dessa abordagem, as disciplinas de matemática e tecnologia adquirem um novo propósito, deixando a abstração e tornando-se ferramentas para a compreensão e modificação do ambiente, o que amplia a conexão entre o conhecimento escolar e a vida cotidiana. "Os projetos demonstram o compromisso das professoras em incentivar o protagonismo e a inventividade das crianças, transformando a sala de aula em um local de pesquisa e descoberta", completou.