Moradores do bairro Santa Teresinha, em Piracicaba, procuraram a redação do Jornal de Piracicaba para relatar o corte de árvores na Rua São Pedro, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) da Balbo. De acordo com os relatos, as ações de poda e retirada de vegetação estariam ocorrendo desde o início da semana.
Saiba Mais:
- Abandono da Praça do bairro Alto revolta moradores, em Piracicaba
- Reunião de supostas vítimas de vereador vira confusão na DDM
Segundo os moradores, as árvores removidas são jovens e não apresentavam sinais visíveis de comprometimento, como apodrecimento, risco de queda ou interferência no tráfego de veículos e pedestres. Ainda segundo eles, não houve aviso prévio sobre a intervenção, nem sinalização no local com informações.
Parte da comunidade demonstrou preocupação com a possível alteração no clima da região e nas condições de uso do espaço público. As árvores retiradas, segundo os relatos, forneciam sombra em pontos de espera por transporte coletivo e ao longo das calçadas.
“Estão cortando tudo. As árvores não estão atrapalhando ninguém e não parecem doentes. A área verde está sendo desmatada aos poucos e ninguém explica o motivo”, disse uma das moradoras, que preferiu não se identificar.
O que dizem os órgãos públicos
A reportagem do Jornal de Piracicaba questionou os órgãos em relação a poda das árvores. Em nota, a Prefeitura de Piracicaba informou que “a Eixo tem uma anuência da diretoria da Cetesb para fazer a obra. E para realizar a obra, as modificações/serviços são necessários. Outra informação é que esse trecho pertence ao DER, então, não cabe ao município”.
A concessionária Eixo-SP, responsável pelas obras na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), também se manifestou. Segundo a empresa, “a supressão faz parte do projeto de remodelação do dispositivo do km 171 da SP-304 – Rodovia Luiz de Queiroz. No local, será implantada uma alça de saída do dispositivo. Por isso, a supressão foi realizada, com autorização da Cetesb”.