INCÊNDIO NO MERCADÃO

VÍDEO: reabertura do Mercadão de Piracicaba emociona comerciantes

Por Bia Xavier - JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Bia Xavier / JP
Reaberto após incêndio, o Mercado Municipal de Piracicaba recebeu apoio da população e mostrou a força da união entre os comerciantes.
Reaberto após incêndio, o Mercado Municipal de Piracicaba recebeu apoio da população e mostrou a força da união entre os comerciantes.

O Mercado Municipal de Piracicaba reabriu parcialmente as portas na manhã desta sexta-feira (25), apenas dois dias após o incêndio que destruiu parte de sua estrutura histórica. O cheiro de fumaça ainda paira no ar e algumas lojas seguem de portas fechadas, mas a emoção e a força coletiva dos comerciantes tomaram conta dos corredores, num gesto de resistência e esperança.

VEJA MAIS:

Logo às 6h, os primeiros boxes começaram a funcionar na área preservada pelas chamas. Por volta das 10h, o movimento de clientes já era visível. “Não pode deixar parar. Estamos todos unidos, tirando forças de onde não temos”, contou, com os olhos marejados, Cauê, permissionário de um box de culinária japonesa, localizado próximo à área afetada. Ele revelou que a limpeza feita na quinta-feira (24) foi um dos momentos mais difíceis desde a tragédia.

Entre os comerciantes, uma história tem circulado com força: o rompimento da caixa d’água da Frangolândia, que teria ajudado a conter o avanço do fogo, impedindo que mais boxes fossem consumidos. Para muitos, um ato de sorte em meio ao caos.
Segundo o secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Rodovaldo Celêncio, a limpeza do espaço atingido foi concluída ainda na tarde de ontem. “Os 75% que não foram afetados estão funcionando normalmente. A partir de segunda-feira, iniciamos os projetos de reforma, em conjunto com a Associação do Mercado e o Patrimônio Histórico. Vamos reconstruir em tempo recorde para que ninguém seja ainda mais prejudicado”, garantiu.

Enquanto isso, a dor dos permissionários atingidos continua. Muitos estiveram no local apenas para observar os escombros onde antes existiam seus negócios. Apesar disso, a solidariedade e o apoio mútuo têm sido combustível para seguir. As causas do incêndio, que começou na madrugada de quarta-feira (23), ainda estão sendo investigadas. A perícia foi iniciada ontem com apoio da Defesa Civil.

Em meio aos entulhos, à fumaça e ao silêncio em parte do prédio, o Mercadão segue vivo — alimentado, agora, não apenas pelos produtos frescos e aromas, mas pela coragem de quem faz dele sua vida.

Comentários

Comentários