A Estação da Paulista, em Piracicaba, se tornou, a partir desta segunda-feira (21), o centro de duas importantes ações voltadas às mulheres: a Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, e a Carreta do Empreendedorismo, ambas fruto de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, comandada por Valéria Bolsonaro. As atividades seguem até os dias 1º e 2 de agosto, com atendimentos e cursos gratuitos voltados à saúde e à autonomia econômica feminina.
VEJA MAIS:
- Piracicaba recebe Carreta da Mamografia; Veja como fazer o exame
- Prefeitura zera fila de espera por mamografias e endoscopia
- Senado aprova projetos que antecipam idade mínima para mamografia
Durante a cerimônia de abertura, realizada na manhã desta segunda, representantes das esferas estadual e municipal destacaram a importância das parcerias para viabilizar políticas públicas eficientes. A secretária de Políticas Públicas para a Mulher do Estado de São Paula, Valéria Bolsonaro, enfatizou o caráter transversal da pasta da Mulher, que atua por meio de colaborações com outras secretarias. “Aqui eu trago duas parcerias: com a Secretaria da Saúde, através da Carreta de Mamografia, que oferece exames preventivos, e com a Secretaria de Cidadania e Parcerias, por meio da Carreta do Empreendedorismo, com cursos para capacitar e inserir mulheres no mercado de trabalho ou no próprio negócio”, explicou.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, ressaltou que a Carreta da Mamografia complementa as ações da gestão municipal para reduzir filas de espera. “Recentemente zeramos a fila de mamografias que era de mais de quatro anos. Esse mutirão é essencial para mantermos essa demanda controlada e oferecermos atendimento rápido à mulher piracicabana”, disse. Pacheco também elogiou a atuação da secretária estadual: “Valéria Bolsonaro hoje é a mulher mais influente do Brasil para desenrolar essas políticas públicas para mulheres”.

A mamografia é destinada a mulheres de 50 a 69 anos, que podem realizar o exame sem agendamento prévio, apenas apresentando RG e cartão SUS. Mulheres fora dessa faixa etária também podem participar, desde que apresentem pedido médico. Os atendimentos vão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), com entrega de senhas por ordem de chegada. No primeiro dia, 21/07, os exames começaram às 13h.
A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, destacou que, em casos de alteração no exame, as pacientes serão encaminhadas a serviços especializados para exames complementares ou início do tratamento.
Já a Carreta do Empreendedorismo oferece capacitação gratuita com aulas práticas e certificação, com destaque para os cursos de informática, corte de cabelo, fotografia comercial, Excel e temas como acesso ao crédito e uso do Instagram para negócios. A iniciativa, organizada em parceria com Senac e Sebrae, tem como objetivo impulsionar a independência financeira das mulheres. Também há atendimentos oferecidos por órgãos como a Defensoria Pública, Delegacia da Mulher e a OSC Negra Sim. As inscrições devem ser feitas online, neste link.

Segundo o secretário de Cidadania e Parcerias, Paulo Nardino, “a Carreta do Empreendedorismo representa uma ação concreta de fortalecimento da autonomia financeira das mulheres. Nosso compromisso é garantir acesso à formação de qualidade e ampliar oportunidades de empreendedorismo feminino”.
Com a presença das duas carretas, a Estação da Paulista se consolida, neste período, como espaço estratégico para a promoção da saúde, cidadania e desenvolvimento profissional das mulheres piracicabanas.