EM PIRACICABA

Fenacap une caminhada, acrobacias e muita capoeira na cidade

Por Bia Xavier - JP |
| Tempo de leitura: 3 min
Foto: Paulo Preto Fortunato
Festival acontece até o dia 3 de agosto.
Festival acontece até o dia 3 de agosto.

Com o objetivo de fomentar a capoeira no estado de São Paulo, o 9º Fenacap (Festival Nacional de Capoeira de Piracicaba) acontece até o dia 3 de agosto com atividades voltadas à integração de grupos, escolas e projetos sociais, e com um final de semana em que recebe capoeiristas de diferentes partes do Brasil e do mundo.

VEJA MAIS:

A iniciativa é desenvolvida com recursos da política nacional Aldir Blanc. A realização é do Instituto Afropira, Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura de Piracicaba, secretarias de Cultura; Turismo; e Esportes Lazer e Atividades Motoras. O apoio é da ETC Produtora e MVF Produtora, VMB (Volta ao Mundo Bambas) e i-Hotel Piracicaba.

Uma das atividades mais populares do Fenacap é a Cicap (Copa Interior de Capoeira), uma competição que atrai atletas de alto rendimento. Além de premiações com medalhas, troféus e cinturão, os finalistas serão ranqueados no VMB, o Volta do Mundo Bambas. Neste ano, houve 124 inscrições, o dobro de 2024, alcançando 43 municípios de São Paulo. Devido à alta procura pós-VMB, o processo de inscrições precisou ser prorrogado.

Mais informações sobre o 9º Fenacap podem ser obtidas no Instagram: @fenacap_oficial.

Programação

No sábado (19/7), a partir das 8h, acontece a Caminhada Turística na Batida do Berimbau, com saída do Largo da Santa Cruz. A organização orienta os participantes a levarem seus berimbaus. No domingo (20/7), às 9h, na Avenida Renato Wagner, haverá Aulão de Floreios e Acrobacias, com o Mestre Marquinho, parceria com a Secretaria de Esportes.

Na segunda-feira (21/7), às 19h, no Instituto Afropira, será realizada aula de Escrita de Projetos Para Capoeira, com a Professora Nany. Também no Instituto Afropira, na quarta (23), às 19h, acontece o Trançado Cordão de Capoeira, com o Professor Gui Guaiamum. Essas atividades são gratuitas e os interessados devem ser inscrever pelo link.

Nos dias 23 e 24 de julho, acontecem oficinas de construção de instrumento, sempre às 19h, no Instituto Afropira, com o Mestre Topete. Na quarta (23/7) a aula será de Caxixi. O valor é R$ 50 e as inscrições devem ser feitas pelo link. Já na quinta (24/7), a oficina será e Berimbau. O valor é R$ 100  e as inscrições devem ser feitas pelo link.

Entre os dias 25 e 27 de julho acontece a Imersão Fenacap, dedicada a receber capoeiristas do mundo inteiro para participações em capacitações, oficinas, cursos, palestras, competições, premiações, homenagens, rodas de capoeira e conversa.

O Fenacap realiza, ainda, visitas a escolas e projetos sociais com o objetivo de apresentar a capoeira para crianças e adolescentes e, assim, levar mais participantes aos grupos da cidade. Em todos os bairros visitados pela direção do Afropira, os interessados são sempre direcionados a buscarem o grupo de capoeira mais próximo.

Campeã entre as vozes da Capoeira

Diretora do Instituto Afropira, Elaine Teotonio subiu ao palco da Seletiva Musical do Volta do Mundo Bambas (VMB), em Brasília (DF) e conquistou o título da categoria adulto da primeira edição do reality show que reuniu novas vozes da capoeira. Ela conquistou o direito de cantar no palco principal da 9ª edição da VMB, considerado um dos maiores e mais importantes eventos de capoeira do mundo.

“A primeira Seletiva Musical do Volta do Mundo Bambas foi um sucesso, projetando para o mundo talentos da musicalidade da nossa arte-luta. Essa conquista carrega o axé de muita gente. Quero agradecer a todos que torceram, acreditaram, incentivaram e me acompanharam nesse caminho”, diz Elaine Teotonio.

Comentários

Comentários