DENGUE

Saúde confirma quarto óbito e pede que população redobre cuidados

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Paciente é da faixa etária entre 60 e 69 anos, do sexo masculino, e residente na região Sul de Piracicaba
Paciente é da faixa etária entre 60 e 69 anos, do sexo masculino, e residente na região Sul de Piracicaba

A Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, confirmou no final da tarde de hoje, sexta-feira, 04/07, o quarto óbito por dengue em Piracicaba em 2025. O resultado veio após exames do Instituto Adolfo Lutz e conclusão de investigação epidemiológica realizada pela Vigilância Epidemiológica Municipal. O caso é de um paciente do sexo masculino, na faixa etária entre 60 e 69 anos, com comorbidades e residente na região Sul, sendo o óbito ocorrido entre os dias 08 e 14/06, com classificação para sorotipo 3 da dengue. Os outros três óbitos já confirmados foram de pacientes do sexo feminino, sendo duas idosas e uma adulta, e residentes na região Sul e Oeste.

Saiba Mais:

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 04/07/25 – em dados provisórios – foram 21.048 notificações para a dengue com 5.868 casos positivos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2024, foram 54.818 notificações, 27.602 casos confirmados e 16 óbitos.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue no município e continua com o trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Com apoio do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os agentes de saúde e zoonoses ampliaram suas atividades com ações orientativas e educativas casa a casa de segunda a sexta-feira.

Os arrastões seguem aos sábados removendo os inservíveis em residência de acumuladores, entrada forçada em locais suspeitos para criadouros, entre outras ações.

Amanhã, sábado, 05/07, das 8h às 14h, acontece mais uma edição do Arrastão da Dengue no Mário Dedini e adjacências, com ponto de encontro no Varejão Municipal do bairro. No último arrastão, em 28/06, nos bairros Santana e Santa Olímpia, foram recolhidos 980 quilos de inservíveis.

VACINAÇÃO

A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (exceto UBS Paulista, antigo Crab). A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.

DENÚNCIA – Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156. Para outras orientações, basta ligar no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

Comentários

Comentários