Um criador amador de aves de Saltinho, na Região Metropolitana de Piracicaba, foi multado em R$ 16.5 mil após a Polícia Militar Ambiental de Piracicaba constatar o sumiço de 33 pássaros que constavam em registros oficiais.
VEJA MAIS:
- Condenado por estupro ataca de novo e é preso em Piracicaba
- Motorista passa mal e atropela pedestre na calçada em Piracicaba
De acordo com as informações, mesmo notificado para regularizar os documentos em 15 dias, o homem ignorou o prazo e, ao ser fiscalizado, não apresentou qualquer ave no imóvel.
Segundo a polícia, o criador — que ainda possui autorização ativa junto ao Ibama — não soube explicar para onde os animais foram levados, o que gerou suspeita. No histórico dele, constavam 33 aves de espécies nativas, entre elas: 28 canários-da-terra, 2 azulões-verdadeiros, 2 iraúnas-grandes e 1 carachué-coleira, nascidos em 2001 e 2002.
A justificativa do morador foi de que não cria mais aves há anos e, por isso, não fez atualizações no sistema. Porém, a ausência de qualquer comprovação do destino dos animais e a falta de atualização no cadastro oficial resultaram em Auto de Infração Ambiental por descuido com o acervo faunístico.
A PM Ambiental considerou o caso grave. “Se há autorização, deve haver controle. Não atualizar dados por anos não isenta da responsabilidade”, reforçou a corporação.