A cidade de Urupema, na Serra Catarinense, registrou na terça-feira (24/6) a menor sensação térmica do ano, chegando a impressionantes -29°C. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), os termômetros marcavam-8°C, às 4h da madrugada, porém devido aos ventos que chegaram próximo de 45km/h, por isso a percepção do frio foi maior.
- Piracicaba registra geada com mínima de 0°C
- Frio continua, mas temperaturas aumentam em Piracicaba
- Campanha do Agasalho 2025: Piracicaba amplia doações; saiba onde
A onda de frio extremo afeta grande parte de Santa Catarina. A Defesa Civil do estado informou que pelo menos 30 cidades catarinenses tiveram temperaturas negativas. No extremo sul do estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando perigo real à saúde devido às baixas temperaturas. A população é orientada a tomar precauções e se agasalhar adequadamente.
Urupema, conhecida como a "capital nacional do frio" – título sancionado em 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro – vive intensamente as características que a consagraram.
Frio também chegou na região de Piracicaba
As quedas nas temperaturas se dão pela chegada da massa de ar polar nas regiões sul e sudeste do país. Na Região Metropolitana de Piracicaba, diversos munícipios enfrentaram geadas. Limeira anotou -2ºC e Mombuca registrou 1,33ºC.
Em Piracicaba, os termômetros marcaram 0,8ºC em algumas localidades, de acordo com dados da Inmet, sendo a temperatura mais baixa de 2025 na cidade. Segundo Hiroshi Paulo Yoshizane, professor de Meteorologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), as regiões sul e sudeste entrarão na "retaguarda da massa polar", a partir de quinta-feira (26), o que dissipará o frio intenso dos últimos dias.