EM PIRACICABA

Nove radares são instalados em rodovias de Piracicaba 

Por Da redação |
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Foto: Will Baldine/JP
Os equipamentos fazem parte de um lote de 287 radares que já foram instalados em rodovias estaduais não concedidas no estado de São Paulo
Os equipamentos fazem parte de um lote de 287 radares que já foram instalados em rodovias estaduais não concedidas no estado de São Paulo

Os motoristas que trafegam pela Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) e pela Rodovia Margarida da Graça Martins (SP-135), em Piracicaba, já se deparam com novos radares de fiscalização eletrônica. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) concluiu a instalação dos equipamentos nesses trechos, que agora passam por testes operacionais antes de começarem a autuar.

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Na SP-304, os radares estão posicionados nos quilômetros 150,2 e 152,7 — onde o limite é de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados — e também nos quilômetros 167,5 e 168, com velocidade má-xima permitida de 70 km/h. Já na SP-135, que liga Piracicaba a Santa Bárbara d’Oeste, os equipamentos foram instalados entre os quilômetros 5,3 (em Santa Bárbara), 13,4, 17,4, 17,7, 18,9 e 18,6, todos esses em Piracicaba, e todos com limite de 60 km/h.

Os equipamentos fazem parte de um lote de 287 radares que já foram instalados em rodovias estaduais não concedidas no estado de São Paulo, conforme o edital nº 145/2023. Esses radares estão em fase de testes pelos próximos 45 dias, contados desde 1º de junho, e depois passarão pelo processo de homologação, que pode durar até 60 dias adicionais. Nesse período, não haverá aplicação de multas.

Além dos pontos em Piracicaba, a SP-304 também recebeu novos radares no trecho entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste. São nove equipamentos instalados entre os quilôme-tros 121 e 143 — cinco em Americana e quatro em Santa Bárbara. Nos quilômetros 131 e 143, a fiscalização ocorrerá nos dois sentidos da via. A Rodovia Comendador Américo Emílio Romi (SP-306), em Santa Bárbara, também passa a contar com ra-dares nos quilômetros 16 e 19, em ambos os sentidos.

A instalação dos equipamentos é realizada pelo Consórcio Paulista de Fiscalização, com contrato no valor de R$ 7,9 milhões. Segundo o DER, a fiscalização eletrônica tem como objetivo reduzir acidentes e preservar vidas. Antes de começarem a multar, os motoristas serão avisados oficialmente pelos canais do DER, pela imprensa, pe-lo Diário Oficial do Estado e pe-la plataforma Monitora SP.

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