
O inverno começa oficialmente hoje (20), marcando o solstício no hemisfério Sul e o início de uma nova estação. Segundo especialistas, a temporada de frio em Piracicaba e região deve ser marcada por tempo seco, variações de temperatura ao longo do dia e calor fora de hora.
VEJA MAIS:
- Mulher é socorrida às pressas após grave acidente em Piracicaba
- Livro resgata Octavio Prates e figuras marcantes dos anos 20
- Apple, Google e Facebook: Vazamento global expõe 16 bi de senhas
De acordo com o meteorologista Bruno Kabke Bainy, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri/Unicamp), as temperaturas neste inverno devem ficar cerca de 1°C acima da média histórica. Isso significa que, mesmo com madrugadas frias, as tardes tendem a ser mais quentes do que o normal. Segundo ele, a previsão também aponta chuvas dentro da média climatológica ou ligeiramente abaixo, especialmente durante o mês de julho, que deve ser o mais seco da estação.
Dados do Cepagri mostram que os meses de junho, julho e agosto concentram os menores volumes de chuva do ano, com médias de 45,4 mm, 36,7 mm e 25,2 mm, respectivamente. Em relação às temperaturas, as mínimas variam entre 12,4°C e 13,5°C, enquanto as máximas podem alcançar de 25,1°C a 27,2°C. A média geral para esse período gira em torno de 19°C a 20,4°C. Para 2025, a expectativa é que esses valores fiquem acima do padrão, com predomínio de tardes quentes e maior amplitude térmica.
A previsão indica ainda que a última semana de junho pode ter uma janela mais favorável à chuva, mas julho tende a ser dominado por semanas secas, o que reforça o cenário típico da estação na região: tempo firme, pouca nebulosidade e grande variação térmica ao longo do dia. Bruno destaca que o inverno tende a ser marcado por um menor impacto das frentes frias, embora não se descarte a ocorrência de episódios de frio moderado ou intenso, de forma pontual.
Temperaturas podem surpreender
Já o professor Hiroshi Paulo Yoshizane, ex-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), afirma que o inverno de 2025 será marcado por oscilações ainda maiores de temperatura, especialmente em função da entrada de massas de ar polar. Nas áreas urbanas da região de Piracicaba, as temperaturas devem variar entre mínimas de 8°C e máximas de 28°C. Já nas áreas rurais, ribeirinhas ou de baixada, as mínimas podem chegar a 3°C, com possibilidade de geadas localizadas.
“Essas variações térmicas, especialmente em dias secos, aumentam os riscos de queimadas acidentais, principalmente em áreas de cultivo, matas e às margens de rodovias”, alerta o professor. Ele destaca ainda que, apesar das ações de limpeza e roçagem obrigatória nas bordas das estradas, os riscos permanecem elevados nas regiões mais afastadas.
Diante das análises dos especialistas, a população de Piracicaba e região deve se preparar para um inverno marcado por grande amplitude térmica — com madrugadas frias e tardes mais quentes — e baixos volumes de chuva. Esse cenário exige atenção redobrada tanto com a saúde, devido às variações bruscas de temperatura ao longo do dia, quanto com o ambiente, já que o tempo seco aumenta o risco de queimadas e agrava problemas respiratórios.