FUMAÇA PRETA!

Primeira votação do conclave termina sem escolha de novo papa

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Cardeais seguem reunidos na Capela Sistina em processo que exige maioria qualificada para escolha do sucessor de Francisco
Cardeais seguem reunidos na Capela Sistina em processo que exige maioria qualificada para escolha do sucessor de Francisco

A primeira rodada de votação do conclave para a escolha do novo papa, realizada nesta quarta-feira (7), encerrou-se sem a definição de um nome. A fumaça preta emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, por volta das 16h (horário de Brasília), indicou que nenhum dos 133 cardeais eleitores atingiu o número mínimo de votos exigido para a eleição.

Saiba Mais:

O processo continuará na manhã de quinta-feira (8), quando uma nova sessão de votação está prevista.

O conclave teve início após a celebração da missa "Pro Eligendo Romano Pontifice", realizada pela manhã. Após a cerimônia, os cardeais seguiram em procissão até a Capela Sistina, onde o processo ocorre de maneira reservada, conforme estabelecido pelas normas da Igreja Católica.

Durante a cerimônia de abertura, os cardeais prestaram juramento de sigilo sobre o processo e assumiram o compromisso de realizar a escolha com responsabilidade. Na sequência, ouviram uma meditação conduzida por um eclesiástico designado, conforme o protocolo do Vaticano, e receberam instruções do cardeal decano sobre os procedimentos da votação.

O cargo de papa está vago desde o falecimento de Francisco.

Comentários

Comentários