Em comemoração ao Dia da Educação, uma roda de conversa especial foi realizada na última sexta-feira (25) reunindo alunos, professores e representantes do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em Piracicaba. O encontro teve como foco o Projeto de Difusão da Cultura ESG (Ambiental, Social e Governança) nas Escolas Técnicas da cidade, que já impactou mais de 2.600 estudantes.
VEJA TAMBÉM:
- Câmara aprova criação de mais 3 cargos de procurador no Semae
- Greve: Governo do Estado apresenta proposta para professores
- Carta psicografada atribuída a Domingos Montagner cita Pitanga
O evento promoveu um espaço de troca de experiências e reflexões sobre a importância da formação cidadã e profissional alinhada aos princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e governança ética. A atividade também destacou os resultados alcançados até o momento e reforçou o compromisso das instituições com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Segundo Fabiana Rodrigues Ribeiro de Paiva, consultora de atendimento do CIEE, a iniciativa fortalece a inserção dos jovens no universo corporativo e amplia o entendimento sobre o papel que cada um pode exercer na transformação do ambiente em que vive.
“É muito importante a presença do CIEE aqui no 2i2 para fortalecer essa parceria e engajar os jovens. O CIEE atua no Brasil inteiro há mais de 60 anos para criar oportunidades e desenvolver habilidades profissionais dentro das empresas. Temos visto o cuidado das empresas em receber esses jovens e fortalecer o ESG corporativo, cuidando do social, da governança e do ambiente em que eles estão inseridos”, afirmou.
A parceria entre o CIEE e o Instituto 2i2 teve início no ano passado e, desde então, vem sendo expandida com novas atividades nas escolas, incluindo ações de gamificação e oficinas interativas.
“A ESG já fazia parte do currículo escolar dos alunos do curso técnico, e eles receberam o projeto com muito entusiasmo. A proposta cresceu, está sendo ampliada neste ano e tem feito diferença no cotidiano dos estudantes. Eles estão incorporando esses conceitos e compreendendo que, para mudar a sociedade, o ESG é fundamental”, destacou Luiz Carlos Marconi, supervisor de ensino.