
As celebrações da Semana Santa continuam nesta quinta-feira (17), quando começa o Tríduo Pascal, na Catedral de Piracicaba. As celebrações terão a participação do bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, titular da Diocese de Piracicaba.
Saiba mais
- 5 milhões de veículos devem circular pelas rodovias no feriadão
- Piracicaba amanhece em alerta de temporal na véspera do feriado
O Tríduo Pascal dura até o próximo domingo, 20 de abril.Sobre a importância e o significado espiritual da Semana Santa e da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o bispo de Piracicaba destacou: "A Ressurreição de Jesus Cristo não é uma teoria ou um conceito abstrato, mas um acontecimento transformador que continua a rasgar a história humana. Na Páscoa, somos convidados a recordar que a fé cristã não é uma espera passiva, mas um compromisso dinâmico e missionário. Cristo está vivo, e esta certeza é nosso convite permanente à esperança, nossa convocação à coragem e nossa razão para crer que o amor é mais forte que qualquer forma de morte."
"Não podemos, contudo, esquecer que o caminho para a alegria pascal passa pela meditação profunda da Sexta-feira Santa, momento em que contemplamos o amor levado ao extremo no sacrifício da Cruz. Este dia santo nos ensina que o sofrimento do Cristo é prova do amor que nos redime. Porque a Páscoa não é apenas sobre a crucificação de Nosso Senhor, mas principalmente sobre a vitória da vida sobre a morte, que celebramos com alegria no Domingo da Ressurreição”, acrescentou Dom Devair.
Confira a programação
Quinta-feira Santa (17)
- 19h30 – Missa da Ceia do Senhor (rito do Lava-pés) com Dom Devair
- 21h – Vigília Eucarística
Sexta-feira Santa (18)
- 8h, 9h, 10h e 11h – Vigília Eucarística
- 12h – Recitação do Santo Terço
- 15h – Celebração da Paixão do Senhor, com Dom Devair, e Adoração da Santa Cruz
- 19h30 – Procissão Luminosa do Senhor Morto
Sábado Santo (19)
- 8h – Celebração das Sete Dores de Nossa Senhora
- 19h30 – Solene Vigília Pascal (Dom Devair)
Domingo de Páscoa (20)
- Missas da Ressurreição do Senhor: às 8h, 10h30 (com Dom Devair) e 18h30