
Nos últimos dias, moradores de Peruíbe, no litoral paulista, observaram um fenômeno atmosférico raro: um "buraco" circular no céu, que chamou a atenção e gerou discussões nas redes sociais. A cidade, que já é conhecida por relatos de avistamentos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados), viu o surgimento de teorias diversas, incluindo suposições sobre portais dimensionais e sinais extraterrestres.
Saiba Mais:
- Calor volta com tudo e vai fritar Piracicaba a 33ºC
- 'Estão conhecendo o governador', diz Bebel sobre pedágios
De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Franco Nadal Villela, o fenômeno é classificado como altocumulus stratiformis perlucidus translucidus cavum. O "buraco" no céu ocorre devido à formação de cristais de gelo minúsculos em uma camada fina de nuvens. Essas nuvens contêm água em estado super-resfriado, abaixo de zero, mas ainda líquida.
"À medida que a água super-resfriada cai e se congela, os cristais de gelo resultantes descem da camada de nuvens para um nível mais baixo da atmosfera, formando o que chamamos de virga. O buraco na nuvem tende a aumentar com o tempo enquanto o processo de formação de cristais de gelo continua", detalha o especialista.
Peruíbe já é um local de interesse para aqueles que se dedicam ao estudo de fenômenos extraterrestres. Desde a década de 1990, moradores e visitantes relatam avistamentos de luzes incomuns no céu. Em 2010, a prefeitura criou um "Roteiro Ufológico" para atrair turistas interessados nesse tipo de fenômeno.