250 ANOS

Sé Catedral de Piracicaba: símbolo religioso referência no Estado

Por Nani Camargo |
| Tempo de leitura: 4 min
Will Baldine
Mais que um símbolo religioso, a Sé Catedral de Piracicaba, é um marco da arquitetura e do patrimônio histórico da cidade
Mais que um símbolo religioso, a Sé Catedral de Piracicaba, é um marco da arquitetura e do patrimônio histórico da cidade

Mais que um símbolo religioso, a Sé Catedral de Piracicaba, é um marco da arquitetura e do patrimônio histórico da cidade. Sua beleza é referência e o templo é considerado um dos mais bonitos do Estado. A igreja traz consigo uma história que começou 250 anos atrás, quando ainda era a Paróquia Santo Antônio. Anos mais tarde é que se tornou catedral. Uma série de festividades e celebrações estão marcadas pela Diocese de Piracicaba. Neste domingo (23), às 10h30, por exemplo, ocorre a Missa Solene de comemoração dos 250 anos de instalação da paróquia.

A Paróquia Santo Antônio foi criada em 21 de junho de 1774, apenas sete anos após a fundação de Piracicaba, pelo terceiro bispo de São Paulo, Dom Frei Manuel da Ressurreição, desmembrando-a da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, da cidade de Itu. Com a criação da Diocese em 1944, a paróquia foi se tornou a igreja-mãe da Diocese, chamada Sé Catedral.

A história do templo atual se inicia em 1946. O local foi construído para substituir a antiga igreja matriz, que foi demolida devido à sua precariedade. O bispo da época, Dom Ernesto de Paula, chegou a resistir demolir a antiga construção, achava isso uma "penosa tarefa". Ele queria, a princípio, reformar a velha igreja, mas foi vencido. "Consultou diversos engenheiros, mas eles disseram que a melhor solução seria demoli-la. Assim, em reunião do clero, em 22 de janeiro de 1946, Dom Ernesto comunicou sua decisão de construir uma nova igreja catedral e recebeu a aprovação unânime", citam os registros da Diocese de Piracicaba.

O bispo solicitou à Santa Sé licença para que a Igreja de São Benedito funcionasse como catedral provisória, o que foi concedido. No dia 25 de janeiro, Dom Ernesto celebrou a última missa na velha ireja. Após a celebração, a imagem de Santo Antônio foi transladada para a Igreja São Benedito. E à noite, o Santíssimo Sacramento foi levado em procissão. No dia seguinte, iniciou-se a demolição da igreja.

Em 13 de junho de 1946, dia de Santo Antônio, foi lançada a pedra fundamental da nova catedral. Dois anos depois, na festa do padroeiro, Dom Ernesto celebrou a primeira missa na igreja em construção.

Em 1950, a partir de abril, nos domingos e dias santos, as missas passaram a ser celebradas na igreja em fase de acabamento. No dia do padroeiro, foram inaugurados os vitrais das naves laterais. No dia 7 de dezembro foram inaugurados o altar-mor, a mesa da comunhão, o forro, os vitrais da nave central e a grande rosácea do coro.

E, enfim, quatro anos depois da decisão pela demolição da igreja, no dia 27 de dezembro de 1950 aconteceu a inauguração oficial da Catedral, com missa pontifical celebrada pelo pároco, Monsenhor Manoel Francisco Rosa.

Um dos momentos políticos mais importantes envolvendo a igreja foi em 13 de março de 1958, quando ocorreu a bênção das torres pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, arcebispo de São Paulo. Participaram do evento o presidente da República Juscelino Kubitschek, o governador do Estado Jânio Quadros e inúmeras autoridades.

JP acompanhou construção até sua inauguração

A construção da catedral de Piracicaba foi acompanhada ao longo dos anos pelo JP. Fortunato Losso Netto, fundador e editor do JP, participou, inclusive, do lançamento da pedra fundamental da Catedral, em 13 de junho de 1946. Em dezembro de 1950, o JP publicou: "Santo Antônio volta para seu lugar Tradicional".

Veja o texto da reportagem: "Hoje o glorioso taumaturgo, padroeiro da cidade, volta a seu tradicional lugar, agora dentro do majestoso templo principal da diocese, marcando um dia de grande significado para a população católica de Piracicaba. Hoje, finalmente vai realizar-se o piedoso desejo de todos os católicos piracicabanos de ver a imagem veneranda do padroeiro da cidade definitivamente enternizada no altar mór na nova Catedral. Às 22 horas deverá sair da Igreja de São Benedito, imponente procissão conduzindo a imagem para a nova Catedral. Será o seguinte percurso da procissão: ruas Rosário, Voluntários de Piracicaba, Governador, Gomes Carneiro, Boa Morte e Largo da Catedral. Logo após a entrada da procissão, a imagem de Santo Antônio será definitivamente colocada no majestoso altar de mármore da nova Catedral, de onde fará baixar abundantes bençãos por sobre Piracicaba que soube levantar o imponente tempo para a sua glória. Todos os católicos piracicabanos estão convidados para acompanhar Santo Antônio na sua entrada solene na nova Catedral que será assim, oficialmente inaugurada".

Comentários

Comentários