ÍCONE

Esalq comemora 123 anos com homenagens em Piracicaba

Fundação da Esalq será comemorada junto ao aniversário de 90 anos da USP; campus em Piracicaba foi um dos fundadores da Universidade de São Paulo

Por Roberto Gardinalli | 3 dias atrás | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

A Esalq comemora 123 anos de fundação no próximo dia 3 de junho e se prepara para comemorar a data ao lado da USP (Universidade de São Paulo), da qual faz parte e que celebrou seus 90 anos de existência em janeiro de 2024. A comemoração será dupla, com a presença de autoridades da Universidade e uma programação especial para as datas.

Saiba mais sobre Piracicaba

O evento terá como anfitriões o Professor Carlos Alberto Carlotti, reitor da USP, e a Professora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, diretora da Esalq. Na cerimônia, acontecerá o descerramento de uma placa comemorativa, que homenageia a USP e marca a restauração do Edifício Central da Esalq, além da recepção do recebimento de uma moção de aplausos da Câmara de Piracicaba, o lançamento de um vídeo sobre a trajetória das instituições e uma apresentação da Osusp (Orquestra Sinfônica da USP), para marcar o fim das festividades.

A placa comemorativa em homenagem à USP será instalada no hall do elevador do Edifício Central. Ela carrega os dizeres: “Criada em 1901, a Esalq comemora seus 123 anos em 2024 e, como uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo, celebra os 90 anos da USP, criada em 25 de janeiro de 1934”. Na mesma placa, consta, ainda o período em que aconteceu a restauração do Edifício Central, que teve início em fevereiro de 2022.

HOMENAGENS
Além da placa, a USP vai receber uma moção de aplausos da Câmara de Piracicaba, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), na qual é citado que a Universidade é uma considerada uma das mais importantes do Brasil e da América Latina. Além disso, a moção cita o Campus Luiz de Queiroz, onde está a Esalq, uma das fundadoras da USP e o Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), como instituições relevantes para a educação, pesquisa e ciência no Brasil e no mundo.

No dia, também, será apresentada uma nova versão do vídeo institucional da Esalq,  além da publicação de um livro institucional, cujo conteúdo registra momentos relevantes da história da Escola.

Por fim, a Osusp apresenta um espetáculo em homenagem ao compositor e maestro Ernst Mahle, nascido na Alemanha em 1939. O concerto terá participação do flautista Renato Kimach como solista. As obras selecionadas são mescladas pelas culturas que compõem a vida do compositor. Mahle radicou-se em Piracicaba, onde fundou a Escola de Música de Piracicaba, importante celeiro de músicos e instrumentistas do município e de grandes concertos musicais. A regência do concerto estará a cargo do maestro André Bachur.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.