O CVV (Centro de Valorização da Vida) de Piracicaba abriu inscrições para a formação de voluntários da ONG. A primeira turma terá início na segunda-feira (6), com encontro online das 19h às 22h. Ao mesmo tempo, a instituição procura interessados para formar a segunda turma da capacitação, que terá início no próximo sábado (11), também com encontro online das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas pelo link nacional do CVV.
Saiba mais sobre Piracicaba
- 'Ficamos desesperadas', dizem mães da região onde adolescente foi encontrada morta
- Dise prende três e desmantela 'boca de tráfico' em condomínio de Piracicaba
- Caso Victória Lorrany: Polícia aguarda exame de DNA para confirmar identidade de corpo
Atualmente, o CVV atende em média 10 mil ligações por mês em todo o Brasil. As ligações são atendidas por 3.500 voluntários, sendo 30 deles em Piracicaba. De acordo com Eliane Soares, voluntária do CVV de Piracicaba, o objetivo é que a unidade local chegue a, pelo menos, 44 voluntários para garantir o atendimento 24 horas por dia.
“O trabalho é feito por voluntários que se colocam à disposição para ouvir o desabafo das pessoas que precisam conversar. A gente acaba sendo um apoio. A população tem procurado bastante, principalmente nessa época em que a saúde mental da população está muito abalada e nem sempre os psicólogos estão à disposição 24 horas”, disse Eliane. “Quando uma pessoa liga para o 188, ela é atendida por uma central nacional que direciona para um voluntário mais próximo dela”, completou. Para se inscrever, o interessado deve se cadastrar pelo site cvv.org.br/seja-voluntário.
CVV
O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. O atendimento é feito pelo número de emergência 188. Assim que discado, o chamado é encaminhado para uma central nacional e distribuído para um voluntário disponível. O CVV tem mais de 110 postos de atendimento. Os atendimentos também são feitos pelo site cvv.org.br via chat, e por e-mail ou carta. Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.