REPOVOAMENTO

Rio Piracicaba vai receber 80 mil peixes em ação de repovoamento;

Ação acontece a partir das 11h desta terça-feira (26)

Por André Thieful | 26/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
andre.estevao@jpjornal.com.br

Divulgação

Uma ação de repovoamento solta nesta terça-feira  (26), a partir das 11h, cerca de 80 mil peixes no rio Piracicaba. A ação faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro, da AES Brasil, que faz a gestão hidrelétrica de Barra Bonita, e doa os peixes. Também apoiam o projeto entidades como Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba), Grupo de Escoteiros São Mario 144, SOS Rio Piracicaba, Remo, Pira No Plogging e Aperp (Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba).

Saiba mais sobre Piracicaba

“Essa ação já vem acontecendo há cerca de 12 anos. No quarto ano de realização da ação nós começamos a fazer a soltura no Tanquã, porque lá a profundidade é maior e tem muita vegetação flutuante e fica mais fácil para o peixe se esconder de predadores”, disse Luís Fernando Magossi, o Gordo do Barco. A soltura será feita em um trecho denominado Praia Branca, já no município de São Pedro. “É um evento muito bonito, que faz parte do sistema de repovoamento da AES Brasilnas barragens que ela faz a gestão e Barra Bonita é uma delas”, disse.

Nesta ação serão soltos peixes da espécie pacu-guaçu, nativa das bacias do rio Tietê e do rio Piracicaba. Os peixes que serão soltos são do tamanho juvenil. “O alevino tem dois tem centímetros, então ele morre muito fácil por predadores e até pela diferença de temperatura. Um choque térmico, as vezes, pode morrer dois mil, três mil. Agora, nesse tamanho já não morre tão fácil”, explica.
Segundo ele, após o início das solturas peixes que tinham desaparecido do rio voltaram a ser encontrados. “O pacu e a piracanjuba tinham sumido e hoje tem pacu e piracanjuba de 17, 18 quilos no rio Piracicaba. Isso é sinal que está dando certo o nosso serviço”, afirma.

Desde que a ação começou a ser realizada mais de um milhão de alevinos foram soltos no rio Piracicaba. A soltura desta terça-feira marca também a retomada dessa ação, que não era realizada há cerca de quatro anos.

OUTRA AÇÃO
Além do repovoamento, outras ações ações de preservação são realizadas no rio Piracicaba. Em outubro do ano passado,  a Amoporto (Associação dos Moradores e Comerciantes da Rua do Porto), realizaram o Arrastão Ecológico. A ação consiste coleta de lixo e resíduos das margens do rio.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.