O professor José Vicente Caixeta Filho, aposentado do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) entrou para o ranking dos cientistas mais influentes do mundo, de acordo com a AD Scientific Index, instituição que avalia a performance científica e valor agregado à ciência por cientistas individuais. Segundo o ranking, Caixeta, em 2024, foi classificado em 4° lugar entre os 100 melhores cientistas do Brasil, em 12° na América Latina e 666° no ranking mundial.
Saiba mais
- VÍDEO: Corrida na Esalq reúne 250 atletas
- Diretora da Esalq é eleita uma das mulheres de maior sucesso do Brasil pela Forbes
- 'Nossos pesquisadores são herois': professor da Esalq fala sobre a ciência brasileira
O professor foi listado entre os mais influentes na área de Ciências Sociais, Transportes e Ciência e Tecnologia. Entre os trabalhos publicados por Caixeta, estão artigos sobre gestão logística de transporte de cargas, técnicas de otimização aplicadas a sistemas agroindustriais e gerenciamento de coleta de resíduos sólidos urbanos. De acordo com o ranking, Caixeta possui 2.956 citações no total, sendo 1.008 identificadas pela plataforma nos últimos seis anos.
O AD Scientific Index é um ranking baseado em performance científica e o valor agregado à ciência por cientistas individuais, diferentemente de outros sistemas que avaliam revistas e universidades. Inaugurado em 2021, os professores Murat Alper e Cihan Doger, usaram os dados dos últimos seis anos extraídos do google scholar.
O ranking avalia cientistas de 11 áreas, sendo elas: agricultura e floresta, artes, design e arquitetura, negócios e administração, economia e econometria, educação, engenharia e tecnologia, história, filosofia, teologia, direito/estudos legais, ciências da saúde e medicina, ciências naturais, ciências sociais e outros. Os 100 melhores cientistas podem ser classificados globalmente ou especificamente para as regiões, incluindo África, Ásia, Europa, América do Norte, Oceania, Liga Árabe, EECA, Brics, América Latina e COMESA, sem qualquer discriminação por áreas temáticas.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.