CORTA MATO

VÍDEO: corrida na Esalq/USP reúne 250 atletas

Agora, os líderes da prova já estão preparando a edição histórica de 39 anos, que será disputada no próximo dia 8 de abril, às 8h, no mesmo local

Por Erivan Monteiro | 03/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Fotos – Will Baldine/JP

A corrida reuniu muitos atletas neste domingo pela manhã, na Esalq/USP
A corrida reuniu muitos atletas neste domingo pela manhã, na Esalq/USP

A tradicional corrida Corta Mato, na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), realizada neste domingo (3) pela manhã atraiu cerca de 250 atletas, segundo informou os organizadores. Esse número é um dos maiores dos últimos meses da prova, que acontece todo primeiro domingo de cada mês.

Para se ter uma ideia do sucesso da corrida deste domingo basta lembrar que a média atual de participantes gira em torno de 120 atletas. E, no encontro de fevereiro, participaram 153 pessoas. “A divulgação do Jornal de Piracicaba foi muito importante para aumentar esse grupo”, reconheceu Marisa Silva, uma das organizadoras da Corta Mato.

O aposentado Yoshio Anraku, 82 anos, é um dos “vovôs” da corrida da Esalq/USP. Ele começou a correr com 75 anos e não mais parou. Na Corta Mato, ele está há cinco anos ininterruptos. “É muito gratificante participar e eu gostaria que toda a juventude fizesse o que eu faço, porque nunca é tarde para fazer uma corrida”, pediu.

Já o atleta Luiz Antônio da Cruz conheceu a prova em 2013 e até “desobedeceu” seu médico para participar do evento. “No percurso, tive de dar uma parada por um problema de saúde, mas continuei mesmo durante o tratamento, desobedecendo o médico”, contou. “Essa corrida não é uma competição e sim uma confraternização”, decretou. 

EDIÇÃO HISTÓRICA

Agora, os líderes da prova já estão preparando a edição histórica de 39 anos, que será disputada no próximo dia 8 de abril, às 8h, no mesmo local. “Para o mês que vem, nós estamos planejando uma comemoração mesmo, mas será uma surpresa; ainda estamos planejando”, contou Marisa, fazendo suspense.

A prova começou a ser disputada no início do ano de 1985, por um grupo de amigos, composto por pessoas comuns e corredores mais experientes. Eles corriam na Esalq/USP todos os dias, nos finais de tarde, alguns juntos e outros não, pois os ritmos e o preparo físico eram diferentes. Após os treinos, se sentavam na escadaria em frente ao prédio central do Campus para um bate-papo descontraído.

O termo “corta mato” é uma designação que os portugueses davam às corridas desta categoria, que aconteciam em terreno misto, terra-asfalto-pedra, com vegetação e elevações. “É um nome multicentenário e que faz parte da nossa história luso-brasileira. Por isso, é um nome que nos orgulha bastante”, explica conta o engenheiro agrônomo Adelino Augusto Duarte, 69 anos, diretor-geral do evento.

INOVAÇÃO

Desde abril de 2023, está sendo implementado um sistema de cronometragem automática utilizando fichas tradicionais de prova com a integração de um chip RFID.

A cada mês, mais fichas com o chip RFID são incorporadas ao sistema, marcando uma transição constante para uma metodologia mais tecnológica e eficaz.

Na largada da prova, a contagem de tempo é acionada e, ao completar o percurso, cada corredor deposita sua ficha em uma urna onde ela é lida e registrada de forma automática.

Os resultados são então impressos instantaneamente, fornecendo informações como número da ficha, nome do corredor, idade, percurso (5 ou 7 km) e o tempo pessoal de corrida.

Este método não apenas agiliza o processo de divulgação dos resultados, mas também garante uma precisão sem precedentes.

Além da impressão imediata, os resultados são armazenados de forma segura em um cartão de memória proporcionando uma redundância valiosa, mas também permite uma transferência fácil e eficiente para as planilhas mensais e anuais de resultados.

Esse arquivo digitalizado faz parte da gestão das competições; a base de dados permite histórico da prova, análises e estatísticas.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.