CACIQUE DO PSDB

Emanuel se diz preocupado com 'os rumos' de São José e promete empenho nas eleições

Emanuel disse que vê com preocupação os rumos de São José, hoje administrada pelo ex-tucano Anderson Farias (PSD), e que está fazendo um levantamento dos problemas da cidade

Por Da redação | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Marcelo Rocha/OVALE

Emanuel durante discurso no PSDB
Emanuel durante discurso no PSDB

Em entrevista concedida a OVALE, o ex-prefeito Emanuel Fernandes (PSDB) afirmou, na noite desta quarta-feira (27), que "vai trabalhar mais do que se fosse candidato" na disputa pelo Paço Municipal de São José dos Campos. Maior cacique político da cidade, ele se refiliou ao partido e descartou ser candidato a vice em uma chapa com Eduardo Cury, seu aliado e sucessor, prefeito entre 2005 e 2012.

Emanuel disse que vê com preocupação os rumos de São José, hoje administrada pelo ex-tucano Anderson Farias, hoje no PSD. "Não [ser candidato a vice], tudo o que eu falei para a construção de uma base sólida, venho hoje como um velho militante, que já foi prefeito. Mas eu digo uma coisa: eu vou trabalhar mais do que se eu fosse candidato a alguma coisa, pode ter certeza", afirmou Emanuel, prefeito de São José por dois mandatos, entre 1997 e 2004.

O ex-prefeito, que deu início à dinastia do PSDB recente em São José, disse que está fazendo um levantamento dos problemas da cidade. Questionado sobre que nota daria à atual gestão, que rompeu com o PSDB e migrou para o PSD em 2022, Emanuel foi lacônico. "Não vou comentar".

A dinastia do PSDB foi rompida em 2022, quando Felicio Ramuth, eleito duas vezes pelo PSDB, rompeu com o partido e migrou para o PSD, para a disputa do governo estadual -- ele renunciou ao Paço, deixando o cargo para Anderson Farias, que o acompanhou na mudança de sigla e hoje governa a cidade.

Emanuel se disse "preocupado" com os rumos do município. "Mas eu vejo com preocupação os rumos que estamos tomando, mas ainda não temos detalhados todos esses dados, nós estamos levantando. A gente sempre se falou, mas estou conversando mais seguidamente com o Cury há dois ou três meses, estamos levantando mais ou menos a situação em que se encontra [a cidade], o que estamos vendo é que está indo para um caminho errado", afirmou.

Ele destacou ainda a importância dos partidos e a importância de se manter a palavra. "As coisas se decidem aqui, não pessoas particulares. Quando fizemos essa base era para ter gente que pode meter o dedo na cara do outro e dizer eu discordo disso. A base sólida é aqui, os partidos, é a conversa, vale a palavra, o espírito público. Essa é a base com a qual você constrói as coisas", disse.

Emanuel estava fora do partido havia quase 10 anos, depois de ter sido prefeito de São José pelo PSDB por dois mandatos, entre 1997 e 2004, e ex-deputado federal pelo partido, além de secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional e de Habitação do governo estadual. Ele é considerado uma das maiores lideranças políticas do Vale do Paraíba, ao lado de Geraldo Alckmin (PSB).

Leia mais: PSDB de Cury e Emanuel se une ao PL de Bolsonaro na disputa pelo Paço em São José

Leia maisFelicio diz que Cury e Emanuel ‘fazem parte do time’ e não nega querê-los no PSD

Leia mais: ‘Emanuel será importante militante, em especial em ano eleitoral’, diz Mello, do PSDB

*Com reportagem de Marcelo Rocha/OVALE.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Laurence Benatti
    28/03/2024
    Nossa cidade está necessitando de \"Gente Nova\". Estamos cansados dos nomes que sempre aparecem sem que ofereçam alternativas para um crescimento responsável de São José dos Campos. Nada muda! Os candidatos continuam cacifados pelos empresários (prinmciplamente da construção civil) que vêm a cidade como um \"Negócio\" e não como uma comunidade. Vejam o que ocorreu com o Jardim Aquárius: de um zoneamento R1 passou para R\"n\" em 1998. Hoje segue como um agrupamento de edifícios com a mobilidade e acessibilidade prejudicadas. Com o \"Aquárius II\", se nada for implementadado, ficará ainda mais insustentável. O \"Bolinho Caipira\", obra política e sem nexo, só veio piorar a situação.