DE OLHO NO VOTO

PSDB de Cury e Emanuel se une ao PL de Bolsonaro na disputa pelo Paço em São José

Em reunião aberta, caciques tucanos oficializaram união entre os partidos; Cotado para enfrentar Anderson nas urnas, Cury disse que definição sairá em um ou dois meses

Por Da redação | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Marcelo Rocha/ OVALE

Cury discursando durante a reunião do PSDB
Cury discursando durante a reunião do PSDB

Vencedor de seis das últimas sete eleições municipais, o PSDB vai estar ao lado do PL de Jair Bolsonaro na disputa pelo Paço Municipal em São José dos Campos. A afirmação foi feita pelo tucano Eduardo Cury, ex-prefeito em dois mandatos (2005 a 2012), na noite desta quarta-feira, em reunião aberta do partido, para a refiliação de Emanuel Fernandes, maior cacique da legenda no município.

Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp de OVALE: https://chat.whatsapp.com/Cr0OaWpMsRCAOp97WpQhAD

De acordo com Cury e Emanuel, há uma "demanda" para o "resgate" da forma de administrar que caracterizou a dinastia do tucana em São José e uma "preocupação" com os rumos da cidade.

O dinastia do PSDB foi rompida em 2022, quando Felicio Ramuth, eleito duas vezes pelo PSDB, rompeu com o partido e migrou para o PSD, para a disputa do governo estadual -- ele renunciou ao Paço, deixando o cargo para Anderson Farias, que o acompanhou na mudança de sigla e hoje governa a cidade.

À época, Cury se disse ‘surpreso’ e ‘triste’ com a renúncia de Felicio, dizendo que ele havia "abandonado a prefeitura" por projeto eleitoral -- Felicio acabou sendo eleito vice-governador na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Cury (PSDB), que aparece à frente nas pesquisas mais recentes para a prefeitura, afirmou durante a reunião que ainda não sabe se será ou não candidato e que a definição deverá ser feita em um prazo de "um ou dois meses", em razão de problemas pessoais. Ele é apontado como potencial adversário de Anderson Farias (PSD) nas eleições de outubro.

"Existe uma demanda em São José pelo resgate de um jeito de administrar que, em tese, representa um pouco do Emanuel, passou por mim também (...). Eu, especificamente, óbvio que vou ajudar, a forma como vou ajudar ainda não posso tomar essa decisão claramente, por problemas familiares, mas acredito que em um ou dois meses a gente possa ver de que forma eu vou poder esse grupo, da mesma forma que o Emanuel", disse Cury.

PL DE BOLSONARO.

Revelado por OVALE, o namoro entre PSDB e PL foi sacramentado. Cury afirmou que os partidos estarão juntos em São José -- além de ter o maior fundo partidário (R$ 863 milhões), o PL é o partido de Bolsonaro, que recebeu 62,58% dos votos joseenses no 2º turno de 2022, e fez críticas a Gilberto Kassab, cacique maior do PSD de Anderson e Felicio.

"Queria compartilhar com vocês que tem um partido que vai caminhar com a gente, qualquer que seja a nossa direção, que é o PL, por uma questão de relação pessoal que foi construída por nosso grupo e por mim lá em Brasília, por uma decisão nacional, estadual e municipal [do PL]. Nós vamos caminhar juntos em São José", afirmou Cury.

OVALE revelou que uma das possibilidades em análise é a ida de Cury para o PL, com o PSDB indicando o vice da chapa.

EX- TUCANOS.

Felicio e Anderson trocaram o PSDB pelo PSD em janeiro de 2022 após décadas no partido, tendo sido lançados na política justamente por Cury e Emanuel.

Insatisfeito com os rumos do tucanato paulista, Felicio trocou de legenda para disputar o governo de São Paulo em 2022, para depois abrir mão da candidatura para ser vice na chapa vencedora com Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O movimento levou centenas de tucanos de São José e da região para o PSD de Gilberto Kassab – ao menos 11 prefeitos e prefeitas do Vale eleitos pelo PSDB mudaram para a legenda de Felicio e Anderson.

No entanto, cortejar Cury e Emanuel é estratégico para o PSD em São José, em razão do cenário desafiador que Anderson pode enfrentar nas urnas em outubro.

Pesquisa OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas de maio do ano passado mostrou Cury liderando as intenções de voto para prefeito de São José, com 26,73% em um dos cenários testados na pesquisa estimulada. Anderson apareceu com 13,37%.

Leia mais: Manobra política de Felicio pode abrir vaga na Câmara Federal para Cury após as eleições

*Com reportagem de Marcelo Rocha/OVALE.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.