EM PIRACICABA

Dengue: Piracicaba tem 5 mil casos; mutirão segue sábado (28)

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Imagem: Freepik
As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) de Piracicaba retiraram 1,55 toneladas de materiais que poderiam se tornar criadouro do Aedes aegypti
As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) de Piracicaba retiraram 1,55 toneladas de materiais que poderiam se tornar criadouro do Aedes aegypti

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) de Piracicaba, no último sábado (21), fizeram mais um "Arrastão da Dengue" na região de Anhumas resultou na remoção de 1,55 tonelada de materiais que poderiam servir como criadouros para o mosquito Aedes aegypti. Neste ano foram registrados mais de 5 mil casos, com três mortes no município por conta da doença.

VEJA MAIS:

A próxima etapa está marcada para sábado (28), das 8h às 14h. Desta vez, os bairros de Santana e Santa Olímpia serão o foco, com ponto de encontro na Unidade de Saúde da Família de Santana.

A Vigilância Epidemiológica (VE) divulgou dados provisórios preocupantes sobre a incidência da dengue no município. De 1º de janeiro a 24 de junho de 2025, foram registradas 20.181 notificações da doença, com 5.739 casos positivos e três óbitos.

Em 2024, Piracicaba registrou 52.944 notificações de dengue, com 26.720 casos confirmados e 16 óbitos. No ano anterior, em 2023, os números foram menores, com 11.770 notificações, 2.844 confirmações e dois óbito

Vacinação contra a Dengue 

A campanha de vacinação contra a dengue em Piracicaba prossegue, com foco em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos. Para receber o imunizante, é indispensável apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS.

A imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (com exceção da UBS Paulista, antigo Crab). O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

Denúncias e Prevenção

A participação da população é crucial no combate à dengue. Para denunciar imóveis abandonados ou locais com possíveis criadouros, basta registrar a solicitação no serviço SIP 156. Para outras orientações, o PMCA atende pelo telefone (19) 3427-3351.

A prevenção é a melhor arma contra o Aedes aegypti. Entre os cuidados mais importantes, destacam-se:

  • Utilizar repelente, especialmente em locais fechados.
  • Eliminar focos de água parada em vasos, pneus e outros recipientes.
  • Manter pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda.
  • Guardar garrafas com a boca virada para baixo.
  • Limpar regularmente as calhas dos telhados.
  • Não descartar lixo em terrenos baldios e sempre colocá-lo em sacos fechados.
  • Manter baldes e caixas d’água devidamente tampados.
  • Piscinas devem ter cloro e ser mantidas limpas.
  • Furar latas de alumínio antes do descarte para evitar acúmulo de água.
  • Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Em caso de suspeita da doença, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima e jamais utilize medicação por conta própria. A união de esforços entre poder público e comunidade é fundamental para controlar a proliferação da dengue em Piracicaba.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários