ECONOMIA

Abertura de empregos cresce 19% em Franca no primeiro trimestre de 2024

Serviços foi o principal responsável pelo saldo positivo em março ao abrir 249 postos de trabalho.

Por Pedro Baccelli | 01/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Dirceu Garcia/GCN

Público entrando no ônibus para ir trabalhar em Franca
Público entrando no ônibus para ir trabalhar em Franca

A abertura de novos postos de trabalho fechou o primeiro trimestre de 2024 com crescimento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado, em Franca. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta terça-feira, 30, mostram que o saldo foi de 3.346 de janeiro a março, enquanto, em 2023, foram 2.808 oportunidades abertas no município.

O balanço do Ministério da Fazenda aponta a criação de 391 novos cargos em março, resultado de 5.238 contratações contra 4.847 demissões. Apesar de baixo, o resultado é 70% superior aos 229 postos abertos no terceiro mês de 2023. O saldo no período em 2022 foi de 805. Já em 2021, o número era 455. Ambos os anos estavam em recuperação econômica após as demissões provocadas pela pandemia do coronavírus.

Professor nos Cursos de Direito, Relações Internacionais e Ciência Política da Unifran (Universidade de Franca), Kleber Galerani aponta três fatores para o crescimento na geração de empregos: retomada pós-pandemia, maior capital girando na economia e o aumento do gasto público.

"Observamos recentemente aumentos na arrecadação do governo, e isso faz com que também haja uma maior disponibilidade orçamentária para que os entes federativos, de uma forma geral, tanto o Governo Federal, Estadual e Municipal, possam aumentar o gasto público, gerando reflexos na economia de forma direta e também indireta", explica o docente.

Serviços foi o principal responsável pelo saldo positivo em março ao abrir 249 vagas no mercado. A Indústria está em desaceleração, mas ainda acumulou 153 cargos criados. Após dois meses no vermelho, resultado do final dos contratos temporários e do enxugamento da folha salarial, o Comércio voltou ao azul, com 128 oportunidades. Fora do período de colheita, que comumente movimenta o setor, Agropecuária fechou 11 postos, e Construção 128.

"Um dos grandes fatores é a dificuldade de acesso a créditos com taxas de juros mais competitivas. A taxa básica de juros, a Selic, ainda é uma taxa alta. O custo para que as pessoas financiem imóveis, realizem o sonho da casa própria, acaba sendo dificultado", afirma Kleber sobre o setor de Construção Civil.

O professor prevê que o cenário positivo se estenda para os próximos meses na cidade. "Embora tenhamos uma perspectiva de menor crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para o ano de 2024, quando comparado ao ano de 2023, acredito que tenhamos ainda uma continuidade de aumento, quando comparando com o ano de 2023 da população empregada. Embora não observemos um aumento da competitividade de uma forma em geral. A competitividade da economia brasileira ainda é baixa em relação a outros países. Então, acredito que nos próximos meses tenhamos uma continuidade das contratações".

Estado e país
O resultado positivo para Franca não é um retrato isolado. O Estado de São Paulo encerrou o primeiro trimestre de 2024 com 213.503 postos de trabalhos criados, o que representa um crescimento de 53% em comparação com os 139.347 oportunidades abertas em 2023. Na mesma linha, o país fechou com alta de 32% ao abrir 711.033 postos.

Matéria atualizada às 12h26

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Lils
    01/05/2024
    Parabéns Lula! Chora gadoooo.
  • Luis Claudio dos Santos
    01/05/2024
    Onde vocês arrumam isto o desemprego cresce a cada dia em Franca e no país estamos no fundo do poço, empresas de Franca toda fechando me falam 4 empresas de calçados que temos em Franca?