ESCASSEZ

Vereador chora ao falar da falta de leitos em Franca: 'É doído'

Limpando as lágrimas do rosto, Zezinho Cabeleireiro disse sentir na pele o que as pessoas que necessitam do serviço de Saúde em Franca estão sentindo.

Por N. Fradique | 14/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

N. Fradique/GCN

Zezinho Cabeleireiro chorou durante discurso na Tribuna da Câmara nesta terça-feira
Zezinho Cabeleireiro chorou durante discurso na Tribuna da Câmara nesta terça-feira

Uma semana após ter moção de protesto contra o sistema regulador de vagas SUS em Franca rejeitada pelos colegas parlamentares, o vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD) voltou à Tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira, 14, reafirmando críticas aos órgãos competentes. Ao citar três casos de pacientes que sofreram com a longa espera por um leito - um deles acabou em morte -, o vereador chorou.

O parlamentar, que também é presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, disse que uma jovem, diagnosticada com dengue hemorrágica, e um idoso de 93 anos ficaram quase uma semana à espera de leitos de internação na cidade.

“Venho à Tribuna com muita tristeza pelo que vem acontecendo na área de Saúde da cidade de Franca. Fui procurado por uma mãe que tem uma filha especial que contraiu dengue e encaminhei para o setor competente, que é a DRS (Diretoria Regional de Saúde) e Santa Casa. Primeiro, eles ainda falavam 'bom dia, vereador', 'boa tarde' vereador'. Eu não sei se eles estão com raiva de mim, mas agora nem bom dia, nem boa tarde mais... E as pessoas sofrendo”, disse.

A moção de protesto contra o "sistema" - DRS-8 (Diretoria Regional de Saúde), Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo) e Santa Casa, que atende pela rede SUS - foi rejeitada semana passada por 10 votos contrários e 2 favoráveis, deixando o vereador claramente decepcionado com seus pares.

“Nós não podemos ser engolidos por um sistema que não funciona. Nós não queremos atingir ninguém não, nós queremos solução”.

Em seguida, Zezinho Cabeleireiro não conseguiu segurar as lágrimas ao falar da morte de um parente. “Meu cunhado, meu irmão, deu dengue hemorrágica e obstrução intestinal. Está lá, morto. Às vezes, a gente vem aqui, a gente fala as coisas que a população de Franca está passando e não tem solução”.

Limpando as lágrimas do rosto, o parlamentar disse sentir na pele o que as pessoas que necessitam do serviço de Saúde em Franca estão sentindo. "É doído. A gente sente na pele uma coisa que a gente vê que a população da cidade inteira está sofrendo, sofrendo muito com esse negócio”.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

10 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Francisco Matos
    21/05/2024
    E Tarcísio, que se negou publicamente por duas vezes contra a construção do hospital publico estadual, e\' AMADO publicamente por 99,9 % dos vereadores e, pelo menos 70% dos eleitores. Franca sera\' sempre capacho dos forasteiros.
  • Croud
    16/05/2024
    Políticos e classe industrial francanos são incopetentes por natureza, sendo o setor calçadista tão importante na economia, e a cidade com mais de 350 mil habitantes, mesmo assim, não conseguiram mobilização para elegerem um representante político na esfera federal.Medíocres! Até quando Franca vai ser governada como se fosse um arraial de Ribeirão Preto?Falta articulação política, a cidade tem condições de ser protagonista em várias áreas.
  • Claudiano
    15/05/2024
    Não é só leitos, médicos também.Meu pais ficou internado por sete dias no setor particular da Santa Casa de Franca , é uma vergonha.Voce aciona o botão de emergência eles aparecem depois de 1o minutos. Os médicos não passam diariamente para darem o boletim do paciente.Muita coisa tem ficado na mão dos residentes, que visivelmente, em sua maioria, não estão minimamente preparados.Fica uma enfermeira responsável para cuidar de dois andares , a noite dois técnicos de enfermagem pra cuidar de um setor inteiro, sendo visível seu estresse.
  • Marcelo Mambrini
    14/05/2024
    O Prefeito Alexandre Ferreira, que numa entrevista recentemente dada à Rádio Difusora, por ocasião da divulgação das Pré-candidaturas dos prefeitáveis, disse com todas as letras: \"Me da a chave que eu faço a gestão da Santa Casa\". Esse Prefeito é um artista de 5ª categoria\". Se fosse macho já teria feito isso desde o 1º dia do mandato. Acorda povo da Franca.
  • Carlos
    14/05/2024
    Esse vereador ainda chora. E os que não choram e não querem confrontar com o prefeito, com o governador e com a direção da Santa Casa? Falta tudo, até transparência.
  • Dirceu
    14/05/2024
    Pior que ainda tem eleitor cego que vota nesse tipo de gente...
  • Acácio
    14/05/2024
    Zezinho, não te conheço, mas o sr é um bem aventurado entre os homens. Seus filhos devem ter orgulho de você. Continue lutando. Ano que vem o governo municipal será outro e com certeza terá mais inteligência e humanidade.
  • Barros Filho
    14/05/2024
    Teve três anos e quatro meses para realizar as funções para as quais foi eleito, ou seja, legislar, fiscalizar e ser um digno representante do povo. Preferiu as benesses que o Executivo ofereceu para fazer politica assistencialista. Às vésperas de uma nova eleição municipal, quer mostrar humanidade, chorando pela saúde pública. Chega de falsos profetas que mostram uma face sedutora, mas carregada de hipocrisia e engano.
  • Dirceu
    14/05/2024
    Rapaz.... é difícil de acreditar, mas época de eleição até choro vale pra ganhar voto..... A Santa Casa tem sofrido com falta de leitos há anos, e agora parece que todos os políticos resolveram apoiar a causa da Santa Casa... Afffff.... Tem q ser muito lerdo pra acreditar nessa gente... Depois de Reeleitos, esquecem de tudo!!!
  • Barbara Virgínia de lima
    14/05/2024
    Engraçado que tem falta de leito a anos a fio e agora q e ano de eleição vereador chora quer mostrar serviço tenha santa misericórdia a gente nem ouve falar desse sr nunca e em ano de eleição ele vai chorar? Se depender de nós aqui no brasilandia ele não ganha mais só prometeu e não cumpriu