QUEIMADAS

Moradores denunciam descarte irregular de lixo e incêndios no Parque dos Coqueiros

Homem chegou a ser flagrado colocando fogo em terreno na tarde desta segunda-feira. Morador reclama da falta de atitude da Prefeitura em multar responsáveis.

Por Igor Araújo | 01/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Whatsapp GCN

Moradores reclamam de descarte irregular e queimadas constantes no Parque dos Coqueiros
Moradores reclamam de descarte irregular e queimadas constantes no Parque dos Coqueiros

Os moradores do Residencial Parque dos Coqueiros, na zona Sul de Franca, têm enfrentado uma série de preocupações relacionadas ao descarte irregular de lixo e à ocorrência frequente de incêndios em um terreno localizado no bairro. Daylton Dutra, um dos moradores preocupados, compartilhou detalhes sobre a situação alarmante que tem afetado o bairro.

Segundo Daylton, desde a remoção da cerca que cercava o terreno do bairro em novembro do ano passado, a situação piorou.

“Todo esse lixo aqui nos deixa indignados, eles colocam o lixo e depois vêm colocar fogo. Até novembro do ano passado, estava cercado porque foi a construtora Infra Técnica que construiu aqui. Daí, na época, estava cercado. Mas quando abriu, o povo começou a jogar lixo. Pode ser pessoas de bairros próximos que vêm aqui fazer o descarte irregular.”

O despejo irregular de lixo tornou-se comum, principalmente por parte da população de bairros vizinhos. A falta de controle sobre o descarte de resíduos levou a um acúmulo significativo, causando transtornos e prejudicando a qualidade de vida dos moradores.

Daylton relata que, ao tentar buscar assistência na prefeitura, deparou-se com obstáculos, sendo direcionado a diferentes órgãos e recebendo respostas insatisfatórias. Ele destaca a importância de aplicar multas aos responsáveis pelo descarte irregular de lixo e de adotar medidas mais rigorosas para coibir os incêndios criminosos.

“Quando ligo na prefeitura, eles mandam ligar para a Guarda Civil. Daí, eu ligo na Guarda Civil e eles falam que têm que pegar no ato. Mas o rapaz já foi embora. Nem dá tempo. A prefeitura tem que multar o dono do terreno.”

O morador ainda afirma que chegou a flagrar uma pessoa colocando fogo em um terreno na tarde desta segunda-feira, 29, e que chegou a pedir para ele não fazer isso, mas reforça que a prefeitura precisa começar a multar.

“Se a prefeitura não começar a multar, vai ficar difícil. Eu flagrei o rapaz. Só não filmei ele. É o dono do terreno. Quando cheguei, ele já tinha colocado. Conversei com ele para não fazer mais isso etc. Mas não adianta de nada.”

Outro lado
A Prefeitura de Franca foi procurada, mas não respondeu às indagações sobre o assunto feitas pela reportagem do GCN. Se houver manifestação, o posicionamento será publicado.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.