O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba publicou o edital de concorrência eletrônica nº 01/2026 para a construção de uma nova adutora de água tratada no Sistema Dois Córregos – Cecap. O projeto prevê um investimento de R$17,22 milhões e utilizará o Método Não Destrutivo (MND). Serão instalados 4,2 quilômetros de tubulação de 500mm em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), beneficiando mais de 50 mil moradores da região Leste do município.
- Semae moderniza sistema de filtros na ETA Luiz de Queiroz
- Dono de casa de prostituição condenado a 6 anos é preso pela GCM
- Região de Piracicaba abre concurso para nível fundamental, veja
As informações completas sobre a licitação foram disponibilizadas no Diário Oficial do Município na terça-feira, 02/12, e estão acessíveis nos websites semaepiracicaba.sp.gov.br e https://bnc.org.br/.
Tecnologia inédita na rede de água
Ronald Pereira, presidente do Semae, explica que o projeto implementará o sistema Pipe Bursting (quebra de tubos) para substituição da rede, método inédito no serviço de água da cidade. Este método permite a troca de tubulações subterrâneas sem a necessidade de escavação, realizando a quebra do tubo antigo e a inserção de um novo no local. Isso ocorre por meio de um cabeçote expansor que rompe o tubo existente enquanto traciona o novo tubo simultaneamente.
Segundo Pereira, o procedimento dispensa a "necessidade de abertura de grandes buracos que venham a provocar grandes danos ao pavimento das vias, deixando, também, o trabalho mais dinâmico e ágil".
- Clique aqui e receba, gratuitamente, as principais notícias da cidade, no seu WhatsApp, em tempo real.
Trajeto e benefícios
A nova adutora, com diâmetro de 500 mm, terá início no reservatório da Regional Piracicamirim, situado na rua Ayrton Senna da Silva. O trajeto segue pela Avenida Pompeia e arredores até alcançar a Central de Abastecimento do Cecap, localizada na Avenida Eurico Gaspar Dutra. O prazo estimado para a execução da obra é de 12 meses.
Ronald Pereira reforça a importância da intervenção: "Para se ter uma ideia, essa é uma obra necessária há mais de 15 anos, pois melhora a distribuição de água tratada para a população que sofre com intermitências ou pressão de água abaixo do normal. Em resumo, depois de todo esse tempo, o Semae realiza uma obra para garantir água na torneira da população de toda essa região Leste".
A obra beneficiará mais de 50 bairros, incluindo a região da Agronomia, Eldorado, Cecap, Cidade Judiciária, Dois Córregos e adjacências, Jardim Abaeté, Jardim Potiguar, Jardim São Francisco, Santa Rita Garças, Santa Rita Perdizes, Santa Rita Colibris, Santa Rita, São Francisco, Taquaral, Reserva Taquaral, e Residencial Bertolin; Unimep, Terraméria 1 e 2, Centro Agrícola Taquaral, Ceagesp, Pompeia, Vila Independência e Vila Monteiro.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.