CRIATIVIDADE

Alunos de Piracicaba recriam Monopoly e projetos ganham destaque

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Foto: Divulgação
Os projetos serão apresentadas na Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo e em outras escolas da cidade
Os projetos serão apresentadas na Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo e em outras escolas da cidade

Estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti, em Piracicaba, desenvolveram um projeto que reinventa o clássico jogo Banco Imobiliário. A atividade, que envolveu jovens de 16 e 17 anos, resultou na criação de versões temáticas e interdisciplinares do jogo, que serão apresentadas na Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo e em outras escolas da cidade.

VEJA MAIS:

Interdisciplinaridade e temáticas criativas

O projeto mobilizou uma equipe de professores para a orientação dos alunos: Leandro Mazo (Empreendedorismo e Biologia), Leandro Judica (História e Geografia), José Gustavo de Almeida (Filosofia e Sociologia) e Vitor Secamili (Educação Financeira e Matemática).

Os grupos de alunos demonstraram autonomia criativa ao selecionarem um tema de interesse para projetar seus próprios tabuleiros, cartas e regras. Foram desenvolvidas diversas versões do jogo, incluindo as temáticas Banco Imobiliário de Piracicaba, Rio de Janeiro, Harry Potter, Medieval e Socialismo.


  • Clique aqui e receba, gratuitamente, as principais notícias da cidade, no seu WhatsApp, em tempo real. 

A iniciativa teve o objetivo de estimular o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a aplicação prática de conhecimentos de diferentes áreas, reforçando o foco da escola em metodologias ativas e no protagonismo juvenil.

Leandro Judica, um dos educadores responsáveis pelo projeto, comentou sobre o valor da atividade no desenvolvimento dos alunos: "Projetos como esse promovem um aprendizado mais significativo, pois conectam diferentes áreas do conhecimento de forma prática e criativa."

O professor destacou que, ao criarem os jogos, os jovens exercitaram habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade, além de ampliar a visão de mundo ao lidar com temáticas de economia, sociedade e cultura. Mazo também expressou satisfação com a qualidade dos trabalhos. "A criatividade dos alunos superou as expectativas. Eles se apropriaram das temáticas com entusiasmo e apresentaram soluções muito bem elaboradas, tanto no conteúdo quanto no design dos jogos."

Judica também ressaltou a importância da matéria de Empreendedorismo e Educação Financeira na formação dos jovens. Segundo ele, disciplinas como essa são cruciais para o desenvolvimento de autonomia, responsabilidade e visão de futuro, preparando os alunos para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade.

Comentários

Comentários