A Colgate-Palmolive relançou a marca Kolynos em uma edição limitada pela Sorriso. A ação, anunciada em setembro de 2025, celebra os 28 anos da marca e busca reacender a memória de consumidores que usaram a pasta de dente no século passado.
- 'Clandestino'; Anvisa proíbe venda de azeite importado
- Procon-SP multará comércio que não cumprir protocolo para mulher
- VÍDEO: Saiba como usar o aplicativo Pira SUS Digital
O produto tem embalagem verde e amarela com design que remete às versões vendidas até 1997, ano em que o produto deixou de ser fabricado no Brasil. O retorno da marca, que se tornou um ícone popular, conecta-se com a memória de diferentes gerações.
A trajetória da Kolynos no Brasil
A Kolynos chegou ao Brasil em 1917 e, ao longo de décadas, se estabeleceu no mercado de higiene bucal. O sabor característico da pasta consolidou sua popularidade a ponto de o nome "Kolynos" ser usado popularmente como sinônimo de creme dental.
Em 1997, a Colgate-Palmolive encerrou a produção e substituiu a pela Sorriso, uma estratégia que manteve a liderança de mercado da empresa. A descontinuidade da marca original deixou uma memória cultural no país.
Motivos para o relançamento
O relançamento é uma homenagem ao legado da Sorriso. A empresa do ramo de saúde bocal destaca que a iniciativa visa celebrar a história da marca que assumiu o lugar da Kolynos em 1997.
A ação também acompanha uma tendência global de resgatar produtos clássicos para se conectar com o público mais antigo e gerar curiosidade nas novas gerações. Empresas de outros segmentos, como alimentos e bebidas, também têm explorado esse tipo de estratégia.
O retorno do produto que foi sucesso há algumas decadas é visto como uma edição comemorativa, sem planos para a permanência definitiva do produto nas prateleiras. No entanto, o sucesso nas vendas desta edição limitada pode influenciar a decisão da empresa de manter a marca disponível por mais tempo.