'VÁ EMBORA AGORA'

Governo dos EUA usam E.T. para mandar recado duro a imigrantes

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
A mensagem utilizou uma referência ao filme E.T. – O Extraterrestre (1982), sugerindo que pessoas em situação migratória irregular “liguem para casa'
A mensagem utilizou uma referência ao filme E.T. – O Extraterrestre (1982), sugerindo que pessoas em situação migratória irregular “liguem para casa'

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou, nesta quarta-feira (23), uma mensagem em suas redes sociais direcionada a imigrantes em situação irregular nos EUA. A publicação promove o uso do aplicativo CBP Home, desenvolvido para facilitar o retorno voluntário ao país de origem. A mensagem utilizou uma referência ao filme E.T. – O Extraterrestre (1982), sugerindo que pessoas em situação migratória irregular “liguem para casa”.

Saiba Mais:

De acordo com a postagem, o aplicativo oferece suporte logístico e financeiro para que o retorno seja realizado de forma organizada. A ferramenta foi criada pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e está disponível desde março deste ano.

Segundo informações oficiais, o CBP Home permite que estrangeiros não autorizados solicitem a autodeportação. Aqueles que se inscrevem no programa podem receber passagem aérea custeada pelo governo norte-americano, isenção de multas por permanência irregular e um auxílio financeiro de até US$ 1.000 (aproximadamente R$ 5.500).

Após o envio dos dados pelo aplicativo e a realização de uma triagem inicial, os solicitantes são temporariamente retirados da prioridade de fiscalização por parte do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE). O procedimento pode ser feito sem necessidade de detenção, prisão ou outras medidas coercitivas.

O governo dos EUA afirma que a proposta visa oferecer uma alternativa viável para que imigrantes retornem voluntariamente aos seus países ou a outras nações onde possuam status migratório regular.

Comentários

Comentários