ESTIAGEM PREOCUPANTE

Defesa Civil liga alerta para baixa umidade do ar em Piracicaba

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 1 min
Foto: Arquivo/JP
Piracicaba entrou na lista de cidades do estado de São Paulo com menores índices de umidade do ar no último final de semana
Piracicaba entrou na lista de cidades do estado de São Paulo com menores índices de umidade do ar no último final de semana

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a umidade relativa do ar, que deve atingir níveis críticos em diversas cidades do interior paulista até a próxima terça-feira (22). Com a ausência de previsão de chuvas significativas, a maior parte do estado, com exceção da faixa litorânea, poderá registrar índices abaixo de 30%.

VEJA MAIS:

A situação é ainda mais preocupante nas regiões noroeste e centro-oeste paulista, onde os níveis podem cair para abaixo de 20%. Esse patamar é considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indicando condições de saúde desfavoráveis.

A gravidade da situação já pôde ser observada no último sábado (19), quando cidades como Tupã registraram a menor umidade relativa do ar do estado (15%), seguida por Presidente Prudente (18%) e Marília (20%). Outros municípios como Rancharia e Rosana (22%), Ariranha e Pradópolis (24%), e Piracicaba, Dracena e Ituverava (25%) também apresentaram índices alarmantes.

Dicas para evitar problemas de saúde

Diante do avanço do período de estiagem e dos baixos níveis de umidade, a Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas:

  • Beba bastante água, mesmo sem sentir sede.
  • Umidifique os ambientes com bacias de água ou toalhas molhadas.
  • Evite exercícios físicos entre 11h e 16h, horários de pico do calor e baixa umidade.
  • Use soro fisiológico nos olhos e narinas para evitar o ressecamento.

Comentários

Comentários