A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a umidade relativa do ar, que deve atingir níveis críticos em diversas cidades do interior paulista até a próxima terça-feira (22). Com a ausência de previsão de chuvas significativas, a maior parte do estado, com exceção da faixa litorânea, poderá registrar índices abaixo de 30%.
- Piracicaba e região abrem 1,1 mil vagas de emprego; confira
- Brasil abre a maior 'fábrica de mosquitos' do mundo contra dengue
- VÍDEO: Dois morrem esfaqueados e um fica ferido em Piracicaba
A situação é ainda mais preocupante nas regiões noroeste e centro-oeste paulista, onde os níveis podem cair para abaixo de 20%. Esse patamar é considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indicando condições de saúde desfavoráveis.
A gravidade da situação já pôde ser observada no último sábado (19), quando cidades como Tupã registraram a menor umidade relativa do ar do estado (15%), seguida por Presidente Prudente (18%) e Marília (20%). Outros municípios como Rancharia e Rosana (22%), Ariranha e Pradópolis (24%), e Piracicaba, Dracena e Ituverava (25%) também apresentaram índices alarmantes.
Dicas para evitar problemas de saúde
Diante do avanço do período de estiagem e dos baixos níveis de umidade, a Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas:
- Beba bastante água, mesmo sem sentir sede.
- Umidifique os ambientes com bacias de água ou toalhas molhadas.
- Evite exercícios físicos entre 11h e 16h, horários de pico do calor e baixa umidade.
- Use soro fisiológico nos olhos e narinas para evitar o ressecamento.