CAPOEIRA

Instituto Afropira representa Piracicaba na Volta do Mundo Bambas

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Paulo Preto Fortunato
Representantes do Instituto Afropira que estarão na Volta do Mundo Bambas
Representantes do Instituto Afropira que estarão na Volta do Mundo Bambas

Considerado “o maior campeonato de capoeira do mundo”, a Volta do Mundo Bambas (VMB) realiza sua 9ª edição até o dia 28 de junho na Arena Hall, em Brasília (DF), que contará com a participação de representantes do Instituto Afropira, de Piracicaba (SP). Maria Eduarda Souza Christofoletti (Dudinha), Rafael Bueno de Lima Borghesi Beira (Rafinha) e Isaias do Canto Barbosa (Pantera) conquistaram o pódio durante seletiva na cidade de Araraquara (SP), a Copa Estadual Acasol Capoeira, promovida pelo Grupo Acasol - Capoeira Sol da Liberdade, e garantiram a vaga em Brasília.
Rafinha e Pantera disputarão o Juvenil B Masculino e Dudinha competirá na categoria Amador Feminino.

Em 2024, Dudinha, Rafinha e Thiago Campos de Pontes (ThiThi), também representante do Instituto Afropira, passaram pela seletiva em Piracicaba, realizada na Cicap (Copa Interior de Capoeira) e se classificaram para Brasília. Na ocasião, Thithi ficou entre os 16 melhores, Rafinha entre os oito melhores qualificados e Dudinha entre as quatro primeiras. Agora, Dudinha e Rafinha retornam ao evento.

Saiba mais:

Seletiva Musical e arbitragem
Neste ano, o VMB lançou a Seletiva Musical, em que foram selecionadas 10 vozes da capoeira adultas e cinco juvenis. Elaine Teotonio, diretora do Instituto Afropira, foi uma das cantoras selecionadas.
Também diretor do Instituto Afropira, o Mestre Marquinho teve uma conquista: ele é um dos árbitros convidados para o campeonato e participará de uma categoria em que não há representantes do instituto.
 
Volta do Mundo Bambas
Evento internacional, a Volta do Mundo Bambas tem como intuito promover a capoeira em um formato competitivo, com foco em sua preservação e no fortalecimento de sua importância cultural, de forma a estabelecer um espaço para a valorização da cultura e do esporte.
Conta com formato de liga, com etapas e ranking oficial e tem como objetivo fortalecer as raízes da capoeira, de forma a promover inclusão e acessibilidade por meio da prática do esporte, além de celebrar a diversidade por meio da união da capoeira com outras manifestações cultura

Comentários

Comentários