CRIME CIBERNÉTICO!

Juice Jacking: risco ao carregar o celular; como não perder dados

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Imagem: Freepik
'Novo' crime permite que criminosos roubem fotos, mensagens, senhas salvas e até mesmo dados bancários diretamente do seu aparelho.
'Novo' crime permite que criminosos roubem fotos, mensagens, senhas salvas e até mesmo dados bancários diretamente do seu aparelho.

Em um mundo cada vez mais conectado, a busca por uma tomada ou entrada USB se tornou rotina para muitos. Aeroportos, shoppings, rodoviárias e até carros de aplicativo oferecem a conveniência de carregar seu dispositivo. No entanto, o que parece uma solução rápida para a bateria fraca, pode ser uma porta de entrada para cibercriminosos, um novo tipo de crime chamado como Juice Jacking vem ocorrêndo com frequência.

VEJA MAIS:

O grande risco não reside na energia fornecida, mas sim na conexão de dados que essas portas USB podem estabelecer. Ao plugar seu smartphone em uma entrada USB desconhecida, você pode, sem saber, permitir que hackers acessem informações valiosas. Esse tipo de ataque, conhecido como Juice Jacking, permite que criminosos roubem fotos, mensagens, senhas salvas e até mesmo dados bancários diretamente do seu aparelho.

Locais com grande fluxo de pessoas são os alvos preferidos, pois a vigilância é menor e a pressa do usuário o torna mais vulnerável. Também há relatos de casos em serviço de transporte via aplicativo, onde o passageiro carrega o celular dentro do carro e perde seus dados.

Como se proteger do Juice Jacking e manter seus dados seguros

Para evitar ser vítima dessa prática, algumas precauções simples podem fazer toda a diferença. Mantenha-se vigilante e siga estas dicas:

  • Evite deixar o celular desbloqueado: Ao conectar seu aparelho a uma porta USB pública, certifique-se de que ele esteja bloqueado. Isso dificulta o acesso imediato a seus dados, mesmo que uma conexão maliciosa seja estabelecida.
  • Desconfie de cabos "esquecidos": Cabos ou adaptadores deixados em locais públicos podem ser armadilhas. Criminosos podem deixá-los propositalmente para atrair vítimas desavisadas. Use sempre seu próprio carregador e cabo.
  • Prefira tomadas de parede: Sempre que possível, opte por carregar seu dispositivo em tomadas elétricas tradicionais, utilizando seu próprio adaptador de tomada. Essa é a forma mais segura de recarregar a bateria em locais públicos, pois não há risco de conexão de dados.
  • Invista em um power bank: Uma bateria portátil é sua melhor amiga para manter o celular carregado com segurança. Assim, você evita depender de pontos de carregamento públicos e mantém o controle total sobre a segurança dos seus dados.
  • Atente-se às mensagens de conexão: Alguns sistemas operacionais solicitam sua permissão para "confiar" no dispositivo conectado via USB. Se você não reconhece a origem da porta USB, recuse qualquer solicitação de acesso a dados.

Comentários

Comentários