
Em Assembleia Geral realizada na noite desta terça-feira (22), no ginásio Waldemar Blatkauskas, os sócios do XV de Piracicaba ratificaram, por unanimidade, a constituição da SAF (Sociedade Anônima de Futebol), no clube alvinegro.
Na oportunidade, a Assembleia contou com a participação de 47 sócios, tendo sido registrada, por unanimidade, a aprovação da ratificação da constituição da SAF. Agora, na prática, o Nhô Quim está autorizado pelos associados para trabalhar por uma parceira interessada em investir e gerir o futebol do clube.
A Sociedade Anônima do Futebol “XV de Piracicaba S.A.F.”, foi inscrita no CNPJ/MF sob o nº 48.845.115/0001-03, conforme previsto no caput do Artigo 3º do Estatuto Social do Clube. A referida SAF foi originalmente constituída pelo clube em 15 de agosto de 2022, nos termos da Lei nº 14.193/21.
VEJA TAMBÉM
- XV terá duelos regionais na fase inicial da Copa Paulista
- Sub-20: estreia no XV muda do Barão para o Décio Vitta
- Uma paixão com 20 milhões em dívidas
Em recente entrevista à imprensa, o presidente Matheus Bonassi afirmou que é totalmente a favor da SAF no Alvinegro e disse, inclusive, que essa é uma tendência para o futuro do esporte mais popular do Brasil. Clubes como Primavera e Capivariano, que subiram à Série A1, já são administrados neste modelo.
Ao JP, Bonassi informou recentemente que ainda está sendo feita uma auditoria para saber a dívida do Alvinegro, mas ele adiantou que deve ser mais de R$ 20 milhões, cifras que seriam equacionadas por uma possível SAF.
Sobre o time, o técnico Moisés Egert vem remontando o grupo após a Série A2 do Paulista. Com um orçamento mais curto em um campeonato deficitário, a diretoria tem de trabalhar muito para não errar nas contratações. A nova equipe deve se apresentar na primeira semana de maio.
A competição começa no dia 15 de junho, com 23 clubes divididos em três grupos, e termina no dia 12 de outubro, data da final. A Copa Paulista dá uma vaga na Série D (para o campeão) e na Copa do Brasil (para o vice-campeão) de 2026.
O Alvinegro estará no Grupo 3, ao lado de Guarani (Campinas), São Bento (Sorocaba), Primavera (Indaiatuba), Rio Branco (Americana) e Paulista (Jundiaí). São dois times da Série A1 (Guarani e Primavera); um da A2 (São Bento); um da Série A3 (Rio Branco) e um da Série A4 (Paulista).
O Grupo 1 terá Noroeste, Grêmio Prudente, Linense, Monte Azul e Araçatuba. Já o 2 terá Botafogo, Inter de Limeira, Comercial, Francana,
Itapirense e União São João.
REGULAMENTO
Na primeira fase da Copa Paulista, serão quatro grupos regionalizados (três com seis clubes e um com cinco), onde os clubes jogarão em turno e returno dentro do próprio grupo e os quatro primeiros colocados avançam às oitavas de finais.
Nas oitavas, quartas e semifinais as equipes se enfrentarão em turno e returno. O vencedor no placar agregado avança à próxima fase, com empates sendo decididos nos pênaltis. A final da competição seguirá o mesmo modelo, jogos de ida e volta.