
Vespas construíram um ninho no rosto da imagem de Santa Rita de Cássia, localizada na paróquia dedicada à santa em Leme, no interior de São Paulo. O ninho foi formado na entrada da igreja, a uma altura de aproximadamente quatro metros, desde sexta-feira (4).
O incidente gerou repercussão nas redes sociais após fiéis e o padre da paróquia lembrarem de um milagre ocorrido com abelhas, atribuído a Santa Rita de Cássia em 1381, na Itália. Na história, um enxame de abelhas brancas teria se aproximado do rosto de uma menina, depositando mel em seus lábios sem causar danos.
Saiba Mais:
O padre Eduardo Milaré compartilhou a situação nas redes sociais, e as publicações já atingiram mais de 50 mil visualizações.
O Corpo de Bombeiros retirou o ninho das vespas na terça-feira (8), devido ao risco de comportamento agressivo dos insetos.
Por que as vespas se instalaram na imagem?
Osmar Malaspina, entomologista e professor de pós-graduação do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro, e a bióloga Camila Aparecida Souza explicaram que a formação de ninhos por vespas é um comportamento comum. Segundo os especialistas, as vespas costumam construir seus ninhos em locais expostos.
"Vespas não têm exigências específicas quanto ao local para o ninho e podem se instalar em qualquer lugar ao ar livre. Já os enxames de abelhas, que não formam colônias em locais abertos, preferem parar para descansar em lugares mais protegidos, por períodos que podem variar de 24 a 48 horas", afirmou Osmar.
Camila explicou ainda que as vespas formam seus ninhos rapidamente e preferem locais elevados para garantir a segurança da rainha.