
Piracicaba foi atingida por um total de 41 milímetros de chuva na tarde do último domingo (23), segundo dados da Defesa Civil municipal. O temporal causou estragos em pontos da cidade, como o alagamento das avenidas Armando de Salles Oliveira, Torquato da Silva Leitão, 31 de Março e Água Branca, e nos bairros Vila Sônia, Bosques do Lenheiro e São Francisco (Bongue). Também foram registradas quedas de uma árvore, nos bairros Vila Independência. Não há registro de vítimas nem desabrigados.
Saiba mais
- Piracicaba pode ter novos temporais entre hoje e quarta-feira
- Vídeo: Temporal atinge Piracicaba neste domingo
- Vídeo: Temporal arrasta carros e alaga ruas em Piracicaba
Por conta do temporal, a prefeitura colocou a força-tarefa nas ruas ainda no domingo para amenizar os estragos causados na cidade. De acordo com a prefeitura, no bairro Castelinho, a EM Larissa Rosseti Travaglini foi afetada pela chuva, devido a um deslizamento de terra a partir de um terreno que existe em frente à escola, onde acontece uma obra particular. Houve um acúmulo de lama na rua na área em frente à unidade, dificultando o acesso das famílias.
Segundo Odair Melo, secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, a intensidade da chuva foi diferente na cidade. “Alguns bairros foram mais atingidos pela chuva do que outros. Estamos no mês de março, que é um mês em que se espera chuva, apesar de estar abaixo do normal, então tempestades como essa podem ocorrer a qualquer momento”, disse. O pluviômetro da Defesa Civil de Piracicaba registrou, para este mês, dois dias de chuva apenas, o que é abaixo do esperado, totalizando 46,13 mm. De janeiro até hoje, o total acumulado de chuvas em Piracicaba é de 485,70 mm.
Atenção
Para esta terça-feira (25), não há previsão de chuva, segundo a Defesa Civil do Estado. Os pontos que podem alagar em Piracicaba são: avenida Armando de Salles Oliveira, entre o Terminal Central de Integração (TCI) e avenida Independência; avenida 31 de Março e rua Gomes Carneiro com rua Santa Cruz. Motoristas e pedestres devem evitar esses locais em caso de chuvas fortes.
Quanto ao rio Piracicaba, em caso de transbordamento, os pontos de alagamento ficam na região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenida Cruzeiro do Sul, avenida Jaime Pereira, Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. No caso do rio Corumbataí, os pontos que podem alagar ficam em Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy.
As pessoas que vivem em áreas de risco e se sentirem em perigo podem ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil), Corpo de Bombeiros (193) e solicitar apoio. A Defesa Civil do Estado de São Paulo disponibiliza um canal de informações para a população que alerta para eventos meteorológicos. Para receber os informes no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para o número 40199.