
A demora no atendimento na UPA de Samambaia, no Distrito Federal, terminou em barraco na noite de segunda-feira (21), feriado de Tiradentes e aniversário de Brasília. Duas mulheres trocaram agressões no chão da unidade — com direito a puxões de cabelo, tapas e até sutiã rasgado.
Um vigilante interveio, enquanto a Polícia Militar foi chamada para conter as mulheres. Segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), as pacientes envolvidas na briga estavam em situação de rua e começaram a discussão enquanto esperavam atendimento. Logo, mais pessoas foram chamadas, e a confusão se espalhou pelas dependências da unidade, informou o Metrópoles.
Antes disso, outras pacientes já haviam discutido com os seguranças por causa da espera.
O cenário de tensão, no entanto, não é novidade por lá. Só no último fim de semana, houve tentativa de invasão, arremesso de pedra contra vigilante e tumultos diversos — tudo agravado pelo fechamento das UBSs durante o feriadão, que deixou as UPAs ainda mais sobrecarregadas.
A promessa do Iges-DF é reforçar o time de seguranças, além de investir em um novo sistema de monitoramento com câmeras inteligentes.