A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) dá início à temporada de 2025 nesta sexta-feira (21) em grande estilo. A série de concertos é especial, já que, além de ser o início de um novo ano de apresentações, esta temporada marca os 125 anos da fundação de uma das orquestras mais importantes e reconhecidas do Brasil.
Além desta sexta-feira, a OSP se apresenta, também, no sábado (22). As duas apresentações acontecem no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Na sexta-feira, o espetáculo tem início às 20h e, no sábado, às 19h30.
Para a apresentação de sexta, restam ainda poucos ingressos. Para sábado, já estão esgotados.
E, para começar em grande estilo as comemorações, a associação mantenedora da OSP preparou uma programação com um repertório refinado e vibrante, reunindo três compositores icônicos da música clássica: o francês Maurice Ravel, o espanhol Joaquín Rodrigo e o russo Nikolai Rimsky-Korsakov. A regência será do maestro alemão Knut Andreas, com a participação do premiado violonista Gustavo Costa.
Um dos destaques da programação desse concerto de abertura que promete arrebitar a platéia é o icônico Bolero, de Maurice Ravel, uma música em que se ouvem 18 repetições de um mesmo tema espanhol (da dança bolero) que vai de um lento a crescendo em intensidade de modo a magnetizar a audiência. Nessa música, são os tambores que dão a pulsação dessa sensual dança espanhola cujo crescendo vai até um clímax arrebatador, onde todos os instrumentos da orquestra tem sua vez. Dizem que até mesmo o compositor ficou surpreso e até irritado com o inesperado sucesso dessa obra.
Outra obra que fascina o ouvinte é o diálogo entre o violão solista e a orquestra no famoso Concierto de Aranjuez. Para Joaquín Rodrigo, o mais celebrado compositor espanhol da história, seu primeiro concerto para violão tinha a intenção de trazer à tona “a fragrância das magnólias, o canto dos pássaros e o jorrar das fontes”. De singular beleza e frescor, é o concerto certo para abrir a Temporada 2025 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba.
A Orquestra Sinfônica de Piracicaba fez a sua primeira apresentação em 24 de março de 1900, na matriz Santo Antônio, sob a regência do então maestro Lázaro Lozano.
INGRESSOS
Para a apresentação de sexta, restam ainda poucos ingressos. Para sábado, já estão esgotados. No entanto, uma ótima notícia para amantes de música clássica: a Orquestra Sinfônica de Piracicaba fará distribuição gratuita de 70 ingressos a cada espetáculo. O interessado deverá comparecer à bilheteria do teatro 1 hora antes de cada espetáculo.
Os ingressos poderão ser adquiridos online pela megabilheteria.com aos preços de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia entrada).
Na questão da acessibilidade, o teatro possui rampas e elevador para os portadores de deficiência física, bem sinalizadas, e auxílio para a locomoção dessas pessoas.
No concerto do sábado, dia 22, a associação disponibilizará, ainda, uma intérprete de libras para pessoas com deficiência auditiva que queiram ter a experiencia visual de uma orquestra se apresentando.
Mais informações sobre a OSP no site: osp.art.br.