
As inscrições para o sétimo SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba) continuam abertas até o próximo dia 2 de abril. O evento é organizado pela Prefeitura de Piracicaba, pela Secretaria Municipal da Cultura e Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. As inscrições são abertas para artistas de todo o Brasil, que podem se inscrever gratuitamente pelo formulário online do evento. O regulamento oficial está disponível no site oficial da Pinacoteca, o pinacoteca.piracicaba.sp.gov.br.
Saiba Mais
- Vencedores do Concurso Literário do Flipira são premiados
- IHGP disponibiliza documentos digitalizados de graça
O SAP está marcado para abrir no dia 9 de maio de 2025, e ficará exposto ao público na Pinacoteca Municipal até o dia 20 de julho. As visitações podem ser feitas de terça-feira a domingo e nos feriados. O Salão, que já se consolidou como um dos principais eventos de arte do município, tem como objetivo valorizar a técnica da aquarela e fomentar as artes visuais em todo o Brasil. Cada artista pode inscrever de duas a cinco obras inéditas e originais, enviando imagens em alta resolução no formato PDF, contendo nome do artista, título, ano de produção, técnica e dimensões. Inscrições feitas por outros meios, como CDs, pendrives ou fotos de baixa qualidade, não serão aceitas.
O secretário da Cultura, Carlos Beltrame, destaca a importância do evento para a cena artística nacional. “O SAP vem ganhando reconhecimento a cada edição, trazendo visibilidade para artistas de diferentes regiões do país e reafirmando o compromisso da Prefeitura com a cultura e as artes visuais”, afirma.
A premiação contará com o Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba, no valor de R$ 8 mil, além de três Menções Honrosas e o Prêmio Capa, que garantirá a reprodução da obra vencedora na capa do catálogo e nos materiais gráficos do Salão. A seleção das obras será realizada em duas etapas: na primeira, os trabalhos serão analisados digitalmente e, na segunda, as obras físicas serão avaliadas para compor a exposição e concorrer aos prêmios.