
O presidente Lula (PT) afirmou neste sábado (1º) a jornalistas do Uruguai que o bate-boca na Casa Branca entre Donald Trump e Volodimir Zelenski foi uma cena grotesca e desrespeitosa e que o ucraniano foi humilhado pelo americano.
Leia mais: Trump e Vance confrontam Zelensky em tensa reunião na Casa Branca
"Eu, sinceramente, não sou diplomata, mas acho que desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca", afirmou o brasileiro.
"Há uma parcela da sociedade que vive do desrespeito aos outros, e que não é possível falar de democracia se não há respeito ao outro ser humano. Acho que o Zelenski foi humilhado", continuou.
Ainda segundo Lula, "a União Europeia foi prejudicada" com o discurso do presidente ucraniano. Lula afirmou que conversou também com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, que "é bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia" e pela manutenção da Otan, a aliança militar ocidental liderada pelos EUA.
Em uma cena nunca vista em público no Salão Oval da Casa Branca, Trump e Zelenski bateram boca sobre os rumos da Guerra da Ucrânia, levando o visitante a deixar o encontro sem a prevista entrevista coletiva.
Comentários
2 Comentários
-
MANÉ 02/03/2025PIOR NÃO É ISSO SR. PRESIDENTE, PIOR MESMO FORAM AS PROMESSAS QUE O SR PROMETEU ANTES DAS ELEIÇÕES E NÃO CUMPRIU NENHUMA DELAS. INFLAÇÃO SUBINDO, SALARIO CAINDO E NÓS BRASILEIROS QUE ESTAMOS NOS SENTINDO HUMILHADOS COM QUE O SER FEZ E ESTA FAZENDO
-
henrique 02/03/2025Foi com conversa de homens, lula não entenderia mesmo.