DOE SANGUE

Hemonúcleo de Piracicaba precisa de doações de sangue

Por Reinaldo Diniz | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Administrador reforçou que todos os tipos sanguíneos são necessários, com uma demanda crítica pelos tipos O e A, os mais prevalentes na população.
Administrador reforçou que todos os tipos sanguíneos são necessários, com uma demanda crítica pelos tipos O e A, os mais prevalentes na população.

O Hemonúcleo de Piracicaba enfrenta uma queda preocupante nos estoques de sangue. Em janeiro de 2025, por exemplo, apenas 757 bolsas foram coletadas das 1 mil necessárias, o que corresponde a pouco mais de 23% da demanda mensal, segundo Eduardo Baungartner, administrador do Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), responsável pela unidade piracicabana. “Isso indica que os estoques estão abaixo do ideal e podem não ser suficientes para atender a todas as necessidades transfusionais do período”, alertou Baungartner.

Veja mais:

O administrador reforçou ainda que todos os tipos sanguíneos são necessários, com uma demanda crítica pelos tipos O e A, os mais prevalentes na população. “Diante da tendência de queda nas doações, é essencial que doadores regulares e novos doadores compareçam o quanto antes para ajudar a reverter esse cenário”, reforçou. “A conscientização e a participação ativa da população são fundamentais para manter os estoques de sangue em níveis seguros. A doação regular permite que pacientes que necessitam de transfusões para cirurgias, emergências médicas e tratamentos de doenças crônicas recebam o suporte necessário sem atraso”, destacou Baungartner.

Atualmente, o Hemonúcleo de Piracicaba promove a campanha "Esquenta no Hemonúcleo de Piracicaba". Com a chegada do Carnaval, que traz feriados prolongados e aumento na demanda hospitalar, a ação quer incentivar a população a realizar a doação de sangue antes da festividade. O objetivo é garantir que os estoques estejam adequados para atender às emergências e demais necessidades médicas durante esse período.

Como contribuir?

Para realizar uma doação de sangue, o primeiro passo é comparecer ao ponto de coleta com um documento de identificação com foto. O processo começa com o cadastro do doador. Em seguida, é realizada uma pré-triagem, onde são checados itens como pressão arterial, temperatura e peso. O doador também passa por um teste de anemia. Após essa etapa, uma entrevista detalhada é feita, na qual um profissional analisa as informações da triagem e outros dados pessoais. Caso tudo esteja em ordem, a coleta de sangue é realizada. Para informações ou agendar doação, entre em contato pelo telefone (19) 3433-8794 ou acesse: www.hemocentro.unicamp.br.

Comentários

1 Comentários

  • Vanilda De Oliveira Viturino 22/02/2025
    Pelo amor de Deus se você querem receber doação de sangue faça o incentivo tenta fazer igual aos Estados Unidos dê um valor em dinheiro garanto que vocês vão ter um estoque bem abastecido desde que vocês se ,disponibilizem a dar o valor recebido né já viramos um país aonde somos corruptos é o termo e a verdade tem nove dedos na presidência tem corrupção na legislação